Uma
das grandes dificuldades das crianças com autismo é o
desenvolvimento da linguagem.
Estas
dificuldades podem variar de uma criança para outra, mas sempre
estão presentes.
Entre
as alterações de linguagem destas crianças as mais significativas
dizem respeito às funções comunicativas.
Por
isso é necessário ajuda-las a perceber essa função e para isso
muitas vezes é preciso organizar situações planejadas, que busquem
ampliar os meios de comunicação, os recursos utilizados para se
comunicar e a aquisição de novas funções comunicativas.
A
partir do momento que a criança entende que a sua fala/vocalização
produz um efeito no outro e que esta é uma forma eficaz de alcançar
seus objetivos, como pedir um objeto, uma ação ou protestar ela
começa a utilizar intencionalmente a linguagem oral.
O
fato de a criança autista apresentar um número menor de
comportamentos comunicativos, muitas vezes leva o adulto a tomar mais
iniciativas de comunicação como forma de estimulação da
linguagem. Entretanto é necessário deixar um espaço para que a
criança possa também se comunicar.
Ao
mesmo tempo é preciso estar atento às iniciativas e esforços
comunicativos da criança, pois a ausência de respostas gera uma
quebra na comunicação, comprometendo a interação.
É
extremamente importante aproveitar as situações de comunicação
espontâneas, buscando dar significado verbal às vocalizações da
criança a partir do contexto, permitindo que a partir de então ela
possa utiliza-las de forma intencional.
Sempre
que seu filho fizer alguma vocalização procure entender o que ele
deseja e dê significado verbal. Por exemplo, se ele quer algo que
está fora de alcance diga a ele “ah, você quer a bola? Vou pegar
pra você” ou ainda, “Eu entendi que você quer a bola, mas agora
precisamos terminar esta tarefa”.
Se
ele ainda não faz nenhum tipo de vocalização, ou vocaliza pouco,
procure dar significado aos seus gestos, emoções e comportamentos.
Faça
comentários sobre as suas ações, mas evite falar o tempo todo. Dê
tempo para que ele também se comunique, seja através da fala, ou de
vocalizações, gestos, olhares… Esteja atento a essas tentativas
de comunicação!
Procure
chamar a atenção do seu filho antes de falar com ele – chamando
pelo nome, tocando em seu rosto ou seu braço antes de falar, e fale
próximo a ele, de preferência na altura dos olhos, certificando-se
de que ele está olhando para você enquanto fala;
Forneça pistas contextuais que facilitem a compreensão (gestos, imagens, objetos, etc…)
Forneça pistas contextuais que facilitem a compreensão (gestos, imagens, objetos, etc…)
Ofereça
um comando por vez, utilizando frases curtas (vem, levanta, pegue,
coloque, etc…) e aguarde a resposta (ação desejada, olhar,
vocalização…)
Lembre-se:
Devido às grandes dificuldades comunicativas das crianças com
Autismo no desenvolvimento da linguagem, a intervenção
fonoaudiológica é imprescindível para o tratamento precoce dessas
crianças.
Posted
by lucianafariasfono
in
Fonoaudiologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário