A
utilização de um sistema de comunicação
alternativa (ou CSA) é capaz de gerar inúmeros
benefícios às pessoas que apresentam dificuldades em se comunicar
através da fala, pois favorece a interação com outras pessoas
permitindo trocas dialógicas importantes ao funcionamento da
linguagem.
No
trabalho fonoaudiológico irá favorecer o uso da linguagem
através dos símbolos, associados a olhares, gestos e vocalizações
que permitirão ao fonoaudiólogo interpretar aquilo que o paciente
deseja comunicar e ampliar o uso das diferentes funções
comunicativas.
Este
sistema não inibe a fala e não precisa ser a única forma de
comunicação utilizada, mas pode ser um importante recurso para a
aquisição e ampliação da linguagem de pessoas com Paralisia
Cerebral, Autismo, Síndrome de Down, Afasia, Apraxia Verbal, entre
outras.
O
seu uso pode ser temporário ou permanente, dependendo das
necessidades de cada paciente e não se restringe a treinar
habilidades de reconhecimento, nomeação e indicação de símbolos
gráficos. O principal objetivo é possibilitar uma interação
comunicativa mais eficaz, permitido ao paciente fazer escolhas,
expressar sua satisfação ou insatisfação.
Tais
sistemas permitem uma maior participação nas atividades diárias
favorecendo a compreensão das rotinas escolar e familiar, permitindo
à criança (ou adulto) antecipar e compreender o que irá acontecer,
o que se espera dela, melhorando a sua participação e atenção
durante as tarefas e diminuindo frustrações que poderiam levar a
comportamentos difíceis.
A
introdução de um sistema de comunicação alternativa é um
trabalho individualizado pois cada paciente tem suas necessidades,
rotinas e desejos específicos. Para alcançar os melhores
benefícios, este sistema deve ser utilizado em todos os contextos
sociais da criança, com professores e colegas na escola, com os pais
e familiares em casa, com os demais profissionais e não apenas no
consultório com o fonoaudiólogo.
Assim
como no desenvolvimento da linguagem oral, o uso da comunicação
alternativa requer tempo para que a criança aprenda a utilizar
satisfatoriamente esse novo recurso como forma de se expressar e de
compreender.
Posted
by lucianafariasfono
in
Fonoaudiologia
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