Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Audiologia Ocupacional

O objetivo deste trabalho é investigar os exames audiométricos da empresa, envolvendo: ambiente da realização, condições dos equipamentos utilizados, competência do examinador, coerência das respostas obtidas, relação inter-testes de cada empregado e, principalmente, se atendem aos requisitos previstos em lei.


A realização da audiometria nas empresas é uma obrigação legal. Nossa empresa realiza exames admissionais, demissionais e periódicos, retorno ao trabalho e complemento de periódico. Possuimos equipamento portátil calibrado (cabine e audiômetro) o que possibilita a realização das  audiometrias na nossa sede (em Copacabana, no Rio de Janeiro) ou dentro da sua empresa (in company).

O nosso maior intuito é avaliar a audição dos trabalhadores expostos ao ruído no trabalho, com o objetivo de detectarmos possíveis alterações e tomar as medidas preventivas cabíveis, evitando assim o agravamento de perdas auditivas e eventuais conseqüências danosas para a empresa.

PCA – Programa de Conservação Auditiva

É um conjunto de medidas a serem desenvolvidas com o objetivo de prevenir a instalação ou evolução de perdas de audição. O controle é realizado por Exames Audiométricos periódicos em cabines especiais  e por profissional especializado (Fonoaudiólogo).

O PCA faz parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da empresa na área da saúde dos seus empregados e é desenvolvido e implantado em acordo com as exigências legais (NR 7 anexo 1 e NR 9). Pontos importantes do programa:

a) Diagnosticar precocemente os casos de perdas auditivas ocupacionais, estabelecendo medidas eficazes de prevenção;
b) Reduzir a insalubridade no ambiente de trabalho;
c) Melhorar a qualidade de vida do trabalhador evitando a surdez e reduzindo os efeitos extra-auditivos causados pela exposição prolongada a níveis elevados de pressão sonora;
d) Adotar medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância;
e) Prevenir ou estabilizar as PAO (Perdas Auditivas Ocupacionais);
f) Preservar e proteger a saúde dos trabalhadores.

Fonte: ECS - Espaço Corpo e Saúde

Um comentário:

  1. Obrigada por ter colocado meu trabalho como fonte de seu site...
    Um beijo e boa sorte!!
    Luisa Catoira, ECS - Espaço Corpo e Saúde

    ResponderExcluir