Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Você sabe o que é o "Apgar"?


Apgar é o nome de um índice que foi criado por uma anestesista inglesa, Dra. Virgínia Apgar, na década de 50. Tornou-se uma avaliação obrigatória e rotineira muito importante, feita pelo neonatologista na hora em que o bebê nasce.

O Apgar de cada bebê consta da Declaração de Nascido Vivo, documento oficial brasileiro fornecido obrigatoriamente pelos hospitais aos pais dos recém-nascidos. Todos os pais devem saber qual foi o Apgar de seu filho e qual o significado das notas.

Este índice consiste na avaliação de 5 itens do exame físico do recém-nascido, logo ao nascimento, com 1 e com 5 minutos de vida. Conforme a necessidade pode ser feito com 10 minutos também. Os aspectos avaliados são:
  • Cor da pele - o neonatologista observa se ela está rosada ou se está azulada, parcial ou totalmente.
  • Freqüência cardíaca - verifica-se a presença ou não dos batimentos cardíacos e se estão acima ou abaixo de 100 por minuto.
  • Esforço respiratório - analisa-se o choro, se está forte, fraco ou ausente.
  • Tônus muscular - observamos se o bebê tem boa flexão dos membros ou se o bebê está flácido.
  • Irritabilidade reflexa - verificamos se o bebê reage ou não aos estímulos, com choro forte.
Para cada um dos 5 itens é atribuída uma nota de 0 a 2. Somam-se cada item e temos o total, que pode dar uma nota mínima de 0 e máxima de 10.

Uma nota de 8 a 10, presente em cerca de 90% dos recém-nascidos significa que o bebê nasceu em ótimas condições. Uma nota 7 significa que o bebê teve uma dificuldade leve. De 4 a 6, traduz uma dificuldade de grau moderado, e de 0 a 3 uma dificuldade mais grave.

O significado do Apgar é completamente diferente no primeiro e no quinto minuto. O boletim Apgar de primeiro minuto é considerado como um diagnóstico da situação presente. Já o Apgar de quinto minuto e o de décimo minuto são considerados como fatores de prognóstico da saúde neurológica da criança.

Ou seja uma nota mais baixa no primeiro minuto não é tão importante, desde que o bebê seja prontamente atendido e a nota do quinto ou décimo minuto seja maior. Pois o momento do nascimento é crucial para o bebê.

A neonatologia, já disse alguém, é 99% de pura rotina e 1% de puro pânico. São situações muitas vezes imprevisíveis, em que é essencial a presença de um profissional preparado para agir rapidamente, reanimando o bebê e evitando problemas futuros. Existem situações especiais que podem ser diagnosticadas durante o pré-natal (como diabetes materno, cardiopatias ou outras malformações no bebê) para as quais o pediatra já estará preparado no momento do nascimento, tomando as medidas necessárias para cada situação.

Considero o neonatologista um privilegiado, pois participa deste momento único e especial na vida da família. A emoção sentida nesta hora compensa todas as dificuldades da profissão. Este forte elo de ligação perdura por toda a vida.

Foi inspirado por esse sentimento que escrevi este verso:
  • Nascimento
  • Mágico momento
  • Pleno de energia
  • Dessa força me alimento
  • Me encanta essa magia
Mais informações sobre esse assunto no meu livro "Manual do Bebê", Ed. Elsevier 13ª edição. Vendas pelo meu site www.ruypupo.med.br

Dr. Ruy Pupo Filho é médico pediatra, neonatologista e sanitarista. É autor dos livros “Manual do Bebê”, “Como educar seus filhos” e “Plantão Médico-sala de parto”. Foi “Pai do Ano” pela Revista Claudia em 1995 e “Gente que Faz” em 1997 por sua militância em defesa dos direitos das crianças com deficiência.


Fonte: Vila Filhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário