Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Dormir mal gera problemas de aprendizado nas crianças


Problemas de aprendizado podem ser causados por ansiedade, irritabilidade e distúrbios na hora de dormir. Esses três fatores são gatilhos para a falta de atenção que tem como resultado o desempenho ruim na escola.

"A criança que não dorme bem fica impaciente e irritada, e pode desenvolver ansiedade, angústia, preocupações, redução de senso crítico, agressividade e alterações de humor, que podem inclusive suscitar comportamento destrutivo, violência e falta de concentração", explica o pediatra e diretor clínico do Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo, Zan Mustacchi. Segundo ele, quando o sono na infância não é adequado, certamente existe algum problema no ambiente ou na forma com que a criança repõe as energias.

Para o pediatra, ansiedade, distúrbio do sono e suas consequências estão sempre interligados. "Um estado de ansiedade pode ser entendido como uma condição de agitação, inquietude, distúrbio do ânimo e até mesmo de um temor indefinido que pode estar na estrutura de vida social da família", explica. Ele acrescenta que, inquieta, a criança não tem uma boa noite de sono e, sem o descanso adequado, também desenvolve problemas de ansiedade no dia a dia.

Os pais que notam esse tipo de problema nos filhos devem rever os hábitos da família de maneira geral. O pediatra explica que muitas vezes para reverter esse quadro são necessária mudanças na estrutura domiciliar.

"Inclusive o equilíbrio nutricional e o ritmo de sono, e até os hábitos de assistir programas de TV ou computador em horários indeterminados devem ser revistos".

Fonte: Vila Filhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário