Nos Estados Unidos, há uma discussão para colocar uma advertência nos rótulos da mamadeira alertando os pais para o risco de cáries nas crianças
Com os primeiros dentes do seu filho vêm também os cuidados para evitar - desde cedo - as cáries. O governo de Nova Iorque, Estados Unidos, está discutindo até mesmo colocar no rótulo das mamadeiras uma advertência sobre os riscos que ela oferece à saúde bucal dos pequenos. Isso porque a chamada cárie precoce de infância (que também é conhecida popularmente por cárie de mamamdeira) surge principalmente quando a criança tem o hábito de mamar durante a madrugada e voltar a dormir sem fazer a higiene da boca.
Segunda a odontopediatra Cíntia Patrícia Schames, a cárie de mamadeira é mais comum em crianças de até 2 anos, faixa etária em que acordar no meio da noite acontece com maior frequência e também idade limite indicada para o uso do utensílio. Para piorar, a salivação diminui, reduzindo-se a proteção natural que ela exerce sobre os dentes. E isso é um prato cheio para que as bactérias utilizem o açúcar do leite para produzir ácidos que destroem o esmalte do dente.
É preciso lembrar, ainda, que algumas crianças são mais suscetíveis que outras ao aparecimento das cáries, ressalta a odontopediatra. Mas hábitos de higiene desde cedo garantem uma boca saudável. Nos primeiros dentinhos, a limpeza com gaze ou fralda umedecida em água filtrada basta. Já quando aparecerem os molares, é preciso recorrer a uma escova de cerdas macias, recomendada para a idade do seu filho. O primeiro sinal de cárie são manchas brancas nos dentes, que podem ser revertidas com aplicação de flúor. “Por isso a importância da visita ao dentista já no primeiro ano de vida da criança”, afirma Cíntia.
Mas é claro que você não precisa ficar desesperada se vez ou outra o bebê dormiu antes de você limpar os dentinhos dele. Eventualmente, tudo bem quebrar a rotina de escovação. Apenas cuide para isso não acontecer com frequência. Para quem está com dificuldade de tirar a mamadeira da madrugada, a odontopediatra Lucia Coutinho dá uma dica: "dilua o leite com água até que a criança perca a vontade de consumir o líquido". Aos poucos, ela explica, essa transição vai ficando mais fácil.
Como evitar a cárie
· Se o seu filho só dorme com a mamadeira, na mamada antes de dormir, ofereça apenas água;
· Evite usar a mamadeira para confortar o bebê. Para que ele vá deixando o hábito de acalmar-se sugando, comece a ensiná-lo a beber no copo ou na caneca por volta do primeiro aniversário;
· Se ele usa chupeta, evite mergulhar o acessório em mel ou líquidos açucarados;
· Sempre que oferecer sucos a criança, mesmo que sem açúcar, faça a higienização dos dentinhos em seguida;
· Água de coco também contém açúcar, por isso, vale o mesmo conselho acima;
· Não deixe a mamadeira na mão da criança para evitar que ela fique o dia todo bebericando;
· Evite adicionar açúcar às bebidas e alimentos de seu filho;
· Visite um odontopediatra assim que os primeiros dentes de leite irromperem na boca do bebê
Por Heloiza Camargo
Fonte Crescer
Nenhum comentário:
Postar um comentário