Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A importância da Deglutição

Deglutir adequadamente é algo natural entre os jovens, mas um desafio para a terceira idade...


Além da expressão facial e a mastigação, outra função extremamente importante para a Fonoaudiologia estética é a DEGLUTIÇÃO. Como tudo em nosso organismo, a deglutição também envelhece. Esse “entardecer da deglutição” é conseqüência do enfraquecimento da musculatura envolvida e também dos comandos do sistema nervoso que já estão mais cansados.


Num “engolir” adequado, toda a força ocorre entre a língua e o céu da boca. A língua acolhe o líquido e/ou o alimento, sobe em direção ao palato e exerce sua força. Em seguida, a deglutição continua de forma inconsciente. Ela é interna, dentro do aparato oral.


Enquanto engolimos, não deve ocorrer nenhuma participação da musculatura da face. Bom, na verdade, não deveria! No entanto, muitas pessoas, ao engolirem, contraem as laterais da boca ou fazem caretas, como se esses movimentos fossem um trampolim - uma ajuda para o ato da deglutição. E, como engolimos três vezes por minuto, a saliva e muitas vezes tantas outras coisas durante o dia, esses movimentos repetitivos realizados na face acabam por marcá-la através das “indesejáveis” rugas de expressão.

É preciso aprender que a força de deglutição está na “língua” e que nosso rosto não participa desse ato! Por isso, observe-se enquanto engole água ou um alimento e tente conscientemente engolir “por dentro” da boca e não através do rosto.


Se você tiver dificuldade ou então observar engasgos freqüentes, procure um fonoaudiólogo. Esses engasgos, geralmente, são observados quando se começa a envelhecer e também nos idosos, e costumam ser muito perigosos.
Dentro da Fono & Estética, a Dra. Magda Zorzella aborda a deglutição como prioridade, com o objetivo de suavizar rugas ao redor da boca e, principalmente, no sentido de reorganizar e fortalecer essa função tão vital para nosso organismo.

Muitas vezes, pacientes na faixa etária de 50-60 anos já apresentam queixa de descontrole ou engasgos na deglutição. O tratamento busca reequilibrar essa função, que repercute positivamente na qualidade de vida das pessoas. Afinal, jovens, adultos, idosos, ou seja, todos nós dependemos dessa função em nosso dia-a-dia para vivermos bem e com saúde!

Por Magda Zorzella
Fonte: Clube da Longevidade - Vida Moderna

Nenhum comentário:

Postar um comentário