Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Como anda a sua voz?

A comunicação é vital para o ser humano, por isso cuide bem da sua voz pois quem não se comunica se estrumbica!

Para que tenhamos uma comunicação satisfatória temos que estar com as estruturas articulatórias (boca, lábios, língua, bochechas, dentes, palato - também conhecido como céu da boca) íntegras. Mas, o processo da comunicação vai muito além disso! Voz “limpa” e clara faz com que os outros nos entenda melhor e, sem dúvida, favorece a nossa recepção social.

A voz é conseqüência do ar que expiramos. Esse turbilhão de ar passa pelas pregas vocais que estão localizadas na laringe e é “melhorado” com a ajuda das estruturas de ressonância e dos órgãos da articulação. Alterações na respiração, infecções de garganta, falhas dentárias, tensões musculares na região dos ombros e pescoço entre muitos outros fatores podem interferir diretamente na produção vocal e levar a alterações passageiras ou até mesmo permanentes.

A rouquidão é um sintoma de que algo não está “funcionando” bem nessas estruturas. Devemos sempre evitar o uso de soluções caseiras, pois elas, na verdade, mascaram uma alteração que pode estar ocorrendo no organismo.

Após os 60 anos, ocorre uma alteração natural da voz devido à flacidez muscular. Caso persista ou interfira na comunicação, deve ser avaliada. Voz falhando, cansaço ao falar, rouquidão, falta de ar durante a conversação, pigarro e tosse muito seca são sinais de que estamos realizando um esforço maior do que devemos. Rouquidão por mais de 15 dias deve ser avaliado por um especialista! Além disso, certas profissões exigem maior esforço da voz, como professores, operadores de telemarketing, cantores e atores. Para esses casos, é necessária orientação especifica.

O melhor remédio para se ter boa voz é a hidratação constante, ou seja: ÁGUA! Em temperatura ambiente e várias vezes ao dia! Assim, fique atento a sua voz e invista na sua comunicação, pois sabemos que “quem não se comunica se estrumbica”!

Por Dra. Rosana Rezende
Fonte: Clube da Longevidade - Vida Moderna

Nenhum comentário:

Postar um comentário