Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Hábitos Orais Prejudiciais



O Hábito oral prejudicial (também denominado parafuncional ou deletério) consiste em toda ação repetitiva, geralmente ligada às funções deglutição, mastigação e sucção. Estes hábitos estão presentes em um grande número de crianças e permanecem por um longo período. Muitas vezes causam modificações e complicações de desenvolvimento e saúde geral do indivíduo que perdurarão por toda sua vida. Quando mantido por longa data pode prejudicar estruturas da face como, por exemplo, um hábito de mastigação ( Onicofagia – Roer Unhas ) pode causar alterações na ATM . Um hábito deletério pode causar outros, como a sucção de Chupeta levando a uma Respiração Oral e/ou uma Deglutição Atípica .
 A gravidade das alterações ligas aos hábitos orais dependerá do tempo de sua instalação, da idade de seu surgimento e da e intensidade em que ele ocorre. Quando o hábito persistir mais de 15 dias, procure um Fonoaudiólogo .
Por  Fga. Regina Nicolósi