Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A Chupeta


O chamado sistema vital presente para a sobrevivência do bebê é constituído por sucção, deglutição e respiração. O amadurecimento e desenvolvimento destas funções reflexas, instintivas servirão de suporte para o surgimento de outras mais elaboradas e igualmente importantes, entre elas, a mastigação e a fala. A amamentação e a introdução adequada dos demais alimentos colaboram para o desenvolvimento adequado destas funções.
 Porém, no decorrer do processo maturacional podem surgir os chamados hábitos orais, seja por imaturidade destas funções orais (sucção, deglutição, respiração, mastigação) ou por problemas emocionais, como ansiedade ou mudanças na vida da criança (o nascimento de um irmão, por exemplo). Um dos mais precoces e prejudiciais é o hábito oral de sucção (chupeta, dedo). A grande maioria das crianças amamentadas no peito supre toda sua necessidade de sucção e não necessita da chupeta. O ideal seria não oferecer a chupeta. Porém não podemos nega-la, ela está aí.
Se o hábito da chamada sucção não nutritiva persistir após o 3 o ano de vida, podem ocorrer diversos efeitos nocivos no desenvolvimento normal da criança, tais como a Síndrome da Respiração Bucal, redução do espaço intra-oral, padrão de deglutição alterado principalmente pela interposição da língua entre os dentes, modificação da articulação das palavras, além de alterações no crescimento e desenvolvimento facial (mordida aberta anterior, mordida cruzada, etc.).
 Antes de dar a chupeta para a criança ou de retirar este hábito oral, procure sempre a orientação de um fonoaudiólogo. Lembre-se que o melhor tratamento para estes casos é a prevenção.

Para falar e ouvir procure sempre um fonoaudiólogo.
Por Fga. Regina Nicolósi