Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Disfagia


Disfagia é uma palavra de origem grega que significa dificuldade em comer ( Dys = dificuldade, fagia = comer). Ocorre devido a uma doença de base. Esta dificuldade para deglutir pode afetar qualquer parte do trato digestivo, ou seja, da boca até o estômago.


A deglutição pode ser definida pelo ato de engolir. Participam da deglutição os músculos da face, língua, mastigatórios, faríngeos, esofágicos e respiratórios. Distúrbios neurológicos que prejudicam a contração coordenada de qualquer um desses músculos podem causar disfagia e secundariamente, obstrução das vias aéreas, pneumonia por aspiração e desnutrição.


O fonoaudiólogo é o profissional que atua na reabilitação da disfagia. Após o diagnóstico ocorre o tratamento que é fundamental e evita complicações respiratórias, nutricionais, internações prolongadas, inclusive diminui a exposição a infecções hospitalares.


Sintomas:
Engasgos
Tosses
Dor
Resíduo alimentar na boca após a deglutição
Demora para engolir os alimentos
Broncoaspiração do alimento
Pneumonias de repetição
Perda de peso
Desnutrição
Desidratação


Causas:
As causas da disfagia são complexas mas abaixo citaremos algumas prováveis:
Acidente vascular encefálico
Paralisia cerebral
Traumatismo crânio encefálico
Câncer de laringe
Tumor cerebral
Esclerose lateral amiotrófica
Esclerose múltipla
Alzheimer
Parkinson
Distrofias neuro musculares
Durante recuperação pós cirúrgica

Um comentário:

  1. Fiz uma vidolaringoscopia,e estou com disfonia organica funcional,meu medico me pediu para fazer fonoterapia,fui ate a fono e fiz uma avaliaçao e a qualidade da minha voz indica soprozidade e roquidao,a frequencia e a intensidade e os outros estao dentro dos padroes normais,passei num concurso publico e precis levar essa avliaçao e o laudo da videolarigoscopia,isso e caso de reprovaçao?posso nao ser apta?

    ResponderExcluir