Ler
sem erros e de maneira fluída são aspectos fundamentais da leitura.
Cada uma destas características é ligada a compreensão do texto, o
objetivo final da leitura. Sem uma leitura correta a nível
de palavras é muito difícil para o leitor acessar as
informações do texto.
A
consciência fonológica é um tema central nas investigações
sobre leitura e está relacionada com as dificuldades nessa tarefa.
No entanto, investigações realizadas em distintos sistemas
ortográficos mostram que a velocidade de processamento também pode
ser uma causa do déficit de leitura. O propósito do trabalho
publicado nos Cuadernos
de Neuropsicología Panamerican Journal of Neuropsychology (vide
link e referência abaixo) foi comparar o rendimento de cinco
pacientes disléxicos com o de três grupos controles de crianças
sem dificuldades na aprendizagem da leitura. Os participantes
normoleitores e os pacientes foram avaliados com três provas que
avaliam consciência fonológica desenhada ad
hoc e
uma tarefa de leitura de palavras e não-palavras estandarizada. Se
registraram tanto as respostas corretas como o tempo requerido para a
resolução das tarefas. Com base nos dados, puderam identificar
distintos perfis de rendimento nos pacientes disléxicos segundo a
quantidade de acertos e a velocidade para resolver as tarefas.
Os
dados obtidos indicam que os pacientes com dislexia avaliados não só
apresentaram um mau desempenho em tarefas que avaliam habilidades
fonológicas e desempenho de leitura, mas também mostraram uma
maior quantidade de tempo para resolver as tarefas. Tendo em conta
estes resultados, é essencial considerar não só o desempenho em
tarefas que envolvem manipulação da informação fonológica, mas
também o tempo necessário para resolver as tarefas propostas. Por
ter dados sobre o desempenho atingido tanto em quantidade como em
termos de velocidade, pode-se discernir corretamente o plano de
tratamento para reverter os problemas relacionados com dificuldades
na leitura.
Posted by lucianafariasfono
Fonte:
Reab
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