Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Apraxia: o diagnóstico é complexo, mas tem tratamento

Um dos momentos mais esperados pelos pais é quando os bebês aprendem a falar as primeiras palavras. Quando esses sons demoram a surgirem, alguns pais podem acreditar que o motivo é a timidez. Essa demora, no entanto, pode ser algo bem maior do que apenas vergonha.

Quando a criança apresenta atraso no desenvolvimento da linguagem ela pode ter apraxia de fala. O nome é complicado, mas a doença é mais comum do que  pensamos. Se comunicar parece algo tão natural para a maioria das pessoas, que chega a ser difícil compreender que podem existir dificuldades.
Falar, na verdade, é uma habilidade altamente complexa e que depende de vários fatores”, confirma Elizabeth Giusti, fonoaudióloga infantil especialista em apraxia de fala.
De acordo com a especialista, apraxia na fala é um distúrbio neurocomportamental, que afeta a produção motora dos sons da fala. Nem sempre pode ser detectada por exames convencionais do cérebro, como ressonância e tomografia. Alguns sinais, entretanto, devem ser notados pelos pais, como a demora para balbuciar as primeiras palavras (depois dos 14 meses), dificuldade para imitar sílabas, ou mesmo o histórico familiar de apraxia. Mesmo assim, o diagnóstico é complexo.
A arquiteta Juliana Bezerra passou por toda essa dificuldade com os dois filhos, Sophia Marie e Leonardo Benício. A mãe nos contou que mesmo com um ano e meio de idade, Sophia não falava o básico, como Papai e Mamãe, nem Mama ou Papa. “A única palavra que ela falava era ‘não’ e bem anasalado”, lembra.
Depois de perceber a dificuldade, Juliana e o marido, João Carlos, passaram mais de três anos em busca de um diagnóstico. Foram diversas consultas e exames até encontrarem a fonoaudióloga infantil Elizabeth Giusti, especialista em apraxia de fala. Ela diagnosticou o problema de Sophia, mas não começou o tratamento imediatamente porque não tinha horário disponível. Enquanto estava na lista de espera, os pais procuraram outros profissionais.
Sophia passou por cinco fonoaudiólogas e não teve evolução porque estes profissionais não tinham conhecimento sobre o tratamento do distúrbio, de acordo com a mãe. “O desespero de não se encontrar uma fonoaudióloga preparada para tratar nossa filha chegou ao ápice quando o pai, formado em direito, prestou vestibular para fonoaudiologia para ter um norte”, conta Juliana.
Tratamento
Nesta época, os pais perceberam que Leonardo, o irmão de Sophia, também estava com apraxia e, finalmente, conseguiram vaga com a fonoaudióloga especialista para o tratamento da primeira filha.
A sensação de descobrir que o nossos filhos tinham apraxia foi uma mistura de incerteza e desespero. Falta muito informação sobre essa doença”, desabafa Juliana.
Hoje, depois de 5 meses de tratamento, que inclui mostrar para criança como a boca articula o que ela está pensando, os pais notam a evolução de Sophia. O tratamento, feito por meio de atendimento terapêutico individual em um ambiente tranquilo, também inclui a repetição de sons diversas vezes, retardar o discurso e diversas outras técnicas que ajudam na comunicação.
Conscientização
O dia 14 de maio é celebrado como o “Dia Nacional de Conscientização da Apraxia na Fala na Infância”. Por conta disso, atividades educativas e informativas serão realizadas em vários pontos do país. Fonte: Pais e Filhos




Nenhum comentário:

Postar um comentário