Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Boletins alertam para saúde do trabalhador




Já estão disponíveis para download na Biblioteca Multimídia da ENSP as três últimas edições dos boletins Fonoaudiologia na saúde do trabalhador, elaborados pelo Serviço de Audiologia Ocupacional da ENSP e pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado do Rio de Janeiro (Cerest/Sesdec-RJ). Os materiais abordam os temas 'Vigilância em saúde do trabalhador', 'A disfonia relacionada ao trabalho' e 'Saúde ocupacional x saúde do trabalhador'. A publicação é quadrimestral e os três volumes disponíveis correspondem ao ano de 2011.

Vigilância em saúde do trabalhador

Esse é o tema do primeiro boletim (janeiro a abril de 2011), que trata dos conceitos, princípios, objetivos e estratégias da vigilância em saúde do trabalhador, que teve seus pilares garantidos a partir da Constituição Federal de 1988, registrada em seu artigo 200, que define: "Ao Sistema Único de Saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei, executar as ações de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador".

Essa edição busca dar conhecimento ao fonoaudiólogo dos pressupostos descritos na Vigilância em Saúde do Trabalhador e propor reflexão sobre alguns itens, a fim de proporcionar um olhar ampliado ao profissional sobre a temática a ser desenvolvida.

Conhecendo a disfonia relacionada ao trabalho

'Na sociedade atual, aproximadamente um terço das profissões têm a voz como ferramenta básica de trabalho'. Dessa forma, a edição de maio a agosto do boletim alerta para a importância da notificação desse agravo por parte do fonoaudiólogo, além de mencionar os sinais e sintomas mais comuns do adoecimento e as formas de tratamento e prevenção. A publicação traz esclarecimentos sobre como realizar a notificação do agravo no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Saúde ocupacional X Saúde do trabalhador

A edição de setembro a dezembro do Boletim esclarece sobre as formas de atuação fonoaudiológica na saúde ocupacional e no campo da saúde do trabalhador, apresentando as legislações de apoio para cada um deles. Entretanto, alerta que, "independentemente da especialidade ou do vínculo empregatício, o fonoaudiólogo deve zelar pela promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde coletiva e individual dos trabalhadores".

Boletim: Fonoaudiologia na saúde do trabalhador

Os boletins quadrimestrais são publicados de forma impressa e digital e ficarão disponíveis na Biblioteca Multimídia da ENSP. Suas edições abordam diferentes temáticas em saúde do trabalhador sob a ótica da Fonoaudiologia, tendo por objetivo informar e orientar profissionais da saúde, buscando ampliar o olhar para o processo de saúde/doença e trabalho.

ENSP, publicada em 27/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário