Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cuidados na hora de visitar um recém-nascido



Ao visitar um recém-nascido, muitas vezes, parentes e amigos exageram no ‘carinho’ e acabam dando pequenos apertões na bochecha, beijos e toques não muito delicados nas mãozinhas dos pequenos. O que eles não sabem é que essas atitudes são inadequadas e podem trazer problemas ao bebê.
  
A pediatra Vera Lúcia Jornada Krebs, do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, é bem direta sobre esse assunto. Ela lembra que o recém-nascido não é uma atração turística, precisa ficar em um ambiente tranquilo e indica que a primeira visita na maternidade seja limitada a parentes próximos, pois é um momento de recuperação da mãe e maior atenção à vida do bebê. "As primeiras 24 horas do recém-nascido são bastante delicadas, pois é um período de estabilização, portanto um descuido em uma visita pode acarretar grandes problemas à saúde do bebê".
  
Segundo a pediatra, os primeiros cuidados ao visitar a criança na maternidade, devem ser com a higiene das mãos. "No berçário do HC, é feito um controle de higiene em quem fará a visita. É checado se a pessoa está com algum resfriado, ou outro tipo de infecção".
  
A médica também alerta para que os celulares sejam desligados no momento da visita, pois o barulho pode incomodar. As câmeras fotográficas e filmadoras também são incômodas, pois a luz do flash pode causar desconforto para a criança ou despertá-la, caso esteja dormindo.
  
Dependendo do espaço físico do quarto em que a mãe estiver, o ambiente pode ficar pequeno para visitas. "As visitas devem ser organizadas para que não forme uma aglomeração em volta do bebê. Esse tipo de ocasião favorece contágios e excesso de barulho, e isso pode causar um estresse ao recém nascido", explica. Na maternidade ou em casa, a pediatra alerta que o tempo de visita deve ser curto, pois tanto a mãe quanto o recém nascido precisam de descanso e de um ambiente silencioso e calmo.
  
Assim que a mãe recebe alta, Vera sinaliza que os cuidados na maternidade devem ser mantidos em casa. Ela deve ser orientada sobre os cuidados com o filho, tendo oportunidade de tirar todas as dúvidas junto ao pediatra e equipe multiprofissional, a respeito dos cuidados com o filho.


"O recém-nascido é extremamente frágil, por isso ele não pode ser apertado, ou pular de colo em colo. Beijar o bebê, além de deselegante, é prejudicial".

 A mamãe também precisa de cuidados e tranquilidade, já que neste período ela está frágil e com o sono em desordem. "É inconveniente aparecer à noite e sem ligar antes para avisar. Interromper o descanso da mãe e seu bebê pode sobrecarregá-la", afirma.

Fonte: Vila Filhos


Nenhum comentário:

Postar um comentário