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quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cuidados com o Aparelho de Amplificação Sonora Individual / AASI


    O professor deverá , sempre que possível, observar se o aparelho de amplificação sonora do aluno está funcionando de modo adequado.

    Problemas mais comuns com o AASI :

1. O AASI não funciona:
    Causas:
       a) Dispositivo «liga - desliga» em posição errada;
       b) O local da pilha pode não estar fechado;
       c) A pilha pode estar em posição invertida;
       d) A pilha acabou;
       e) O contato ou a superfície da pilha podem estar sujos de óleo;
       f) A saída do AASI ou do molde podem estar obstruídas por cera;
       g) O fio que conecta o aparelho ao receptor pode estar quebrado ou com defeito;
       h) O aparelho molhou;
       i) O contato entre o molde e o receptor pode não estar bem apertado.

2. O AASI está apitando:
    Causas:
       a) O aparelho está ligado e fora da orelha;
       b) O molde não está completamente encaixado dentro da orelha;
       c) Alguém colocou a mão perto da orelha do aluno ou ele encostou a cabeça em algum lugar;
       d) Há problemas internos no aparelho;
       e) O aluno aumentou excessivamente o volume do aparelho.

    Ao detectar um desses problemas no aparelho do aluno e, caso não seja algo simples de ser solucionado pelo próprio professor , por exemplo, dispositivo "liga - desliga" em posição errada, o professor deverá alertar os pais para que solicitem assistência técnica especializada.

    Existem alguns cuidados que o aluno e /ou sua família deverão observar para um melhor desempenho do AASI:
    1. Limpar regularmente o aparelho e a pilha com pano seco e limpo;
    2. Manter sempre o pavilhão externo da orelha livre de cera;
    3. Encaixar bem o molde do aparelho na orelha e, só depois, ligar o aparelho;
    4. Retirar o aparelho da orelha:
  • ao deitar
  • na hora do banho, no chuveiro, na piscina, na praia, etc.;
  • quando chover.

    5. Realizar revisão técnica, periódica, no AASI, permitindo assim, detectar possíveis defeitos, tais como:
  • molde que não se encaixa corretamente devido ao crescimento do aluno;
  • tubo do molde rachado, fios soltos , mau contato, muita umidade, poeira, sujeira etc.
  • entrada do microfone obstruída por poeira, sujeira ou cera;
  • baterias gastas ou apresentando reações ao frio intenso ou à umidade excessiva do ambiente;
  • dispositivo "liga-desliga", ou potenciômetro quebrados ou com maus contatos;
  • presença de água (de chuva, do chuveiro, da piscina, etc);
  • desconforto acústico .

    6. Ir ao médico para retirar o excesso de cera do canal auditivo.

    Obs: O professor e os pais devem testar, diariamente, o bom funcionamento do AASI retroauricular, colocando a mão "em concha" sobre a orelha protetizada da criança. Se o AASI "apitar", está funcionando.

    O professor e os pais devem também testar o aparelho de "caixa", auditivamente, colocando o receptor próximo do próprio ouvido e dando ligeiros toques no microfone da caixinha.

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