Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Exposição ao fumo passivo associado à perda auditiva em adolescentes


Exposição ao fumo passivo (SHS) está associada com aumento do risco de perda auditiva entre os adolescentes, de acordo com um relatório na edição de julho da revista Archives of Otolaryngology-Head and Neck Surgery, uma das revistas JAMA / Archives.

Entre as crianças dos EUA, cerca de 60 por cento estão expostas a fumo passivo, de acordo com a informação de fundo no artigo. Estudos têm associado a exposição ao fumo passivo no pré-natal ou durante a infância com problemas de saúde diversos, de baixo peso ao nascer e infecções respiratórias a problemas comportamentais e otite média. Crianças expostas ao fumo passivo são mais propensos a desenvolver otite média recorrente, observam os autores. "O fumo passivo também pode ter o potencial de ter impacto sobre o desenvolvimento auditivo, levando à perda auditiva neurossensorial (PASN)", acrescentam.

Anil K. Lalwani, MD, e colegas da NYU Langone Medical Center, em Nova York analisou os fatores de risco para PASN, incluindo SHS, entre os adolescentes, estratificada por grupos demográficos. Eles incluíram 1.533 indivíduos de 12 anos a 19 anos de idade que participaram do National Health and Nutrition Examination Survey 2005-2006. Os participantes foram entrevistados sobre seu estado de saúde e história médica da família, a exposição ao fumo passivo, e auto-reconhecimento da deficiência auditiva.Além disso, eles foram submetidos a um exame físico, incluindo exame de sangue para a cotinina (um subproduto da exposição a nicotina), e testes auditivos.

Comparados com os adolescentes que não tinham exposição SHS, aqueles que foram expostos ao fumo passivo apresentado taxas mais elevadas de baixa e perda auditiva de alta freqüência. A taxa de perda auditiva parecia ser cumulativo, que aumenta com o nível de cotinina detectados por exames de sangue. Os resultados também demonstraram que mais de 80 por cento dos participantes com deficiência auditiva não sabia que eles tinham comprometimento.

Como perda auditiva no início da vida pode causar problemas com o desenvolvimento e funcionamento, os autores sugerem que esses resultados têm "implicações significativas para a saúde pública nos Estados Unidos." Eles observam que a maioria dos adolescentes não recebem triagem para perda auditiva na ausência de fatores de risco, se estudos posteriores replicar esses resultados, eles afirmam, SHS poderia ser considerado um fator de risco. "Os adolescentes que estão expostos a SHS podem precisar ser acompanhados mais de perto para a perda auditiva", concluem os pesquisadores. "Além disso, eles devem ser educados sobre fatores de risco para perda auditiva, como exposição ao ruído ocupacional e recreativo ou SHS.

Fonte: JAMA e Revistas Archives

Nenhum comentário:

Postar um comentário