Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

terça-feira, 12 de julho de 2011

Como fugir do Alzheimer


O Alzheimer é uma doença incapacitante e que ataca uma grande fatia da população. Saiba o que fazer para prevenir a tempo.

Pessoas com diabetes tipo 2, com resistência à insulina, estão mais propensas a desenvolver a Doença de Alzheimer, são as conclusões de um estudo que observou durante 15 anos 135 participantes idosos, sempre procurando por sinais de Alzheimer. Depois da morte dos participantes, foi feita uma autópsia no cérebro de cada um. Os autores do estudo observaram que os indivíduos que tinham hiperglicemias, condição existente nas pessoas com diabetes, também apresentavam placas no cérebro.

Estudos recentes demonstram que a produção insuficiente de insulina no cérebro contribui para a degeneração das células cerebrais e que as pessoas com baixos níveis de insulina e de receptores de insulina no cérebro tem, frequentemente, a doença de Alzheimer. Um estudo realizado nesta área também revela que pessoas com diabetes tem 65% mais possibilidade de terem doença de Alzheimer.

Como evitar o Alzheimer
De acordo com a Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, a demência atinge 50% das pessoas que chegam aos 85. Desses casos, 60% evoluem para doença de Alzheimer. A resistência à insulina aparece no top da lista dos causadores de demência, mas há outros factores que também causam alterações e lesões que levam ao Alzheimer como:

1) Insuficiente ómega 3
2) Toxicidade por alumínio
3) Toxicidade por mercúrio
4) Determinados remédios.

As medicações anticolinérgicas estão relacionadas com este risco. Estão presentes nos analgésicos de longa duração histamínica e outros indutores do sono. Os medicamentos que contêm anticolinérgicos bloqueiam a acetilcolina, um neurotransmissor do sistema nervoso. Os indivíduos com Alzheimer tipicamente tem esse deficiência de neurotransmissor.

Claramente, o melhor tratamento para a doença de Alzheimer é a prevenção e o cuidado com a toma destes remédios. O melhor meio de prevenir este problema é equilibrar a insulina e a leptina.

Para além disso, especialistas listam algumas orientações para prevenir a doença de Alzheimer, que devem ser feitas em simultâneo com o combate às diabetes.

1) Evitar açúcar e grãos, particularmente frutose. Consumir muitos vegetais frescos é a melhor estratégia.
2) Ingerir ómega 3 da melhor qualidade.
3) Aumentar o consumo de antioxidantes pois protege do Alzheimer e outros problemas neurológicos.
4) Exercício é bom para o coração e para o cérebro. Segundo dados, as pessoas que não praticam exercício tem quatro vezes mais hipoteses de desenvolver Alzheimer..
5) Evitar o alumínio. Este está directamente associado com a doença de Alzheimer. Uma das principais fontes de contaminação é a água para beber e panelas de alumínio.
6) Desafiar a sua mente: viagens, tocar novos instrumentos, quebra cabeça, palavras cruzadas estão associadas à diminuição do risco de Alzheimer.
7) Comer muitos vegetais.

Com estas dicas, poderá ser mais fácil proteger-se dessa doença que atinge tantos idosos pelo mundo. Fique atendo aos sintomas e, em caso de dúvidas, procure um médico especializado no assunto.

Fonte: Idade Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário