Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

segunda-feira, 6 de junho de 2011

No Dia Nacional do Teste do Pezinho, Rio Grande do Sul pode comemorar



Nesta segunda-feira, 6 de junho, o Rio Grande do Sul deve comemorar o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Realizado no Brasil desde 1976, mas incluso no Programa Nacional de Triagem Neonatal desde 2001, o exame, que é considerado essencial para identificar uma série de patologias do recém-nascido, tem uma cobertura de cerca de 98% entre os bebês gaúchos.

O Programa Nacional de Triagem Neonatal regulamentou o Teste do Pezinho no Sistema Único de Saúde (SUS) há dez anos. No Estado, o exame já vinha sendo realizado gratuitamente desde 1999, e, até agora, mais de um milhão de recém-nascidos já fizeram o procedimento. O Teste do Pezinho analisa o bebê logo que ele nasce — entre o 3º e 7º dia. A partir de 2012, a meta é incluir no exame o diagnóstico da fribrose cística.

Dentre as principais doenças identificadas neste exame que afetam diretamente o desenvolvimento dos recém-nascidos estão o hipotireoidismo congênito, causado pela baixa produção dos hormônios tireoideanos; a fenilcetonúria, o acúmulo de fenilalanina no organismo; e a anemia falciforme, quando glóbulos vermelhos se alteram, dificultando a passagem do sangue nos pequenos vasos do corpo.

O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas de Porto Alegre é o Serviço de Referência em Triagem Neonatal, local que recebe as coletas de sangue de todo o Estado para a análise. Entre os mais de um milhão de bebês testados no local, um grupo de mais de 700 teve alguma doença apontada no exame, que, graças ao diagnóstico e tratamento, preveniram-se de ter sequelas.

Teste do Pezinho
 
O que é?
 
É um exame que consiste na retirada de gotas de sangue do calcanhar do bebê para pesquisar três doenças:
 
:: Fenilcetonúria
 
É uma doença herdada dos pais onde as crianças que nascem com a mesma não conseguem desmanchar a fenilalanina, uma substância existente no sangue. Assim, esta substância se acumula no organismo, especialmente no cérebro, levando a deficiência mental. O diagnóstico e o tratamento precoce podem evitar totalmente o retardo mental.
 
:: Hipotireoidismo congênito
 
É uma doença causada pela ausência ou pela reduzida produção do hormônio da Tireóide importante para o amadurecimento e funcionamento de vários órgãos, em especial o Sistema Nervoso Central. A falta do hormônio provoca retardo neuropsicomotor acompanhado de lesões neurológicas irreversíveis, além de outras alterações corporais. O diagnóstico e o tratamento prococe podem prevenir o retardo mental nas crianças que apresentam esta doença.
 
:: Anemia facilforme
 
É uma doença transmitida pelos pais, em que os glóbulos vermelhos diante de certas condições, alteram sua forma tornando-se parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Estes glóbulos alterados grudam-se uns nos outros, dificultando a passagem do sangue nos pequenos vasos do corpo, levando ao aparecimento de dor e inchaço nas juntas, anemia, infecções, etc. O portador da doença falciforme, desde que diagnosticado precocemente e acompanhado periodicamente pela equipe de saúde, pode ter uma vida normal.
 
Quando fazer o teste?
 
O teste do pezinho deve ser feito, preferencialmente, entre o 3º e o 7º dias de vida. Se, por algum motivo especial, o exame não puder ser realizado neste período, deve ser feito em até 30 dias após o nascimento, pois esta é a única maneira de descobrir estas doenças a tempo de tratá-las e impedir o aparecimento dessas complicações.
 
Onde fazer? 
O Teste do Pezinho é realizado gratuitamente em mais de 1,5 mil unidades de saúde de todos os municípios do Estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário