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quinta-feira, 16 de junho de 2011

A importância do "brincar" na aquisição e desenvolvimento da linguagem


linguagem é uma característica inerente a todo o ser humano.


Não é um processo estanque, pelo contrário, é um processo que está em constante evolução e que está dependente da interacção e da estimulação do meio social envolvente. Toda a criança deve ser estimulada desde muito pequena. Assim, para que a criança tenha a capacidade de adquirir e desenvolver a linguagem oral, é imprescindível a transmissão de estímulos, por parte dos pais, de forma adequada. São estes estímulos que vão proporcionar um bom desenvolvimento infantil. 


Desta forma, considera-se que as crianças precisam, efectivamente, de oportunidades para verbalizar, discutir, colocar questões sobre aquilo que experimentam no seu mundo. É assim importante que as crianças sejam estimuladas muito precocemente a comunicar e uma das formas de comunicar com as crianças é brincando com elas. As brincadeiras que nós adultos consideramos por vezes "patéticas", como o faz-de-conta, são de grande importância para as crianças: promovem o desenvolvimento cognitivo, linguístico e social.


Com o "jogo simbólico" a criança não só aprende a explorar e a entender o mundo que a rodeia como também promove o desenvolvimento motor (a criança salta, corre, dança), testa algumas funções sociais (quando brinca "aos médicos"), adquire regras sociais como o ganhar ou perder.


O brincar estimula não só a aquisição e o desenvolvimento da linguagem como também a interacção, a relação, o contacto e a troca de experiências com outras crianças.


Aos pais, cabe um papel de extrema importância: estimular a criança a brincar, a explorar o que a rodeia. Muitas vezes, os pais tentam impedir as brincadeiras dos filhos movidos, muitas vezes, pelo excesso de trabalho que a vida actual exige. Estão muito centrados na arrumação e organização da sua casa porque não há tempo para andar sempre a colocar os brinquedos nos sítios correctos. Apesar de ser difícil controlar as crianças para que não tenham os brinquedos espalhados um pouco por toda a parte, não devem impedi-las de brincar. Ao brincar estão, ao mesmo tempo, a comunicar com ela.


Comunicar a brincar - As crianças dão sentido ao que está à sua volta. Ganham experiências que as ajudam a saber estar e agir no mundo que as rodeia.


Fonte: Megabebés
Colaboração: Dra. Ana Maria Agostinho
Terapeuta Fala Estímulopraxis - Centro Desenvolvimento Infantil


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