Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dislexia



leitura não é um processo natural ou instintivo, mas adquirido. Existe um grande numero de crianças, que passam sérias dificuldades nesta aquisição. Este problema frustrante e persistente em aprender e a ler chama-se dislexia.


Para as crianças disléxicas o processo de aprendizagem da leitura é um processo penoso. Muitas são as que compreendem um texto lido por outra pessoa, mas que não conseguem decifrar as mesmas palavras, quando são elas a lê-lo.


Até a dislexia ser diagnosticada, os professores perguntam-se, o que eles ou a criança podem estar a fazer de errado.


Os pais também passam por sentimentos de culpa ou até de irritação.


A verdade, é que a dislexia, afeta muitos aspectos da vida de uma criança. Sendo hoje já possível ser diagnosticada através de um exame complementar de diagnóstico – uma nova tecnologia de imagem cerebral. Permitindo diagnosticar rapidamente a origem do problema. A dislexia, está presente nas raízes dos sistemas cerebrais, que permitem ao homem entender e expressar-se pela linguagem. A ruptura num destes circuitos neurológicos fundamentais para a codificação da linguagem, dá origem a este problema na leitura, ou noutras funções importantes, tais como, capacidade em soletrar, memorizar palavras e articulá-las e de lembrar certos factos.


Cada criança pertence a um processo singular de aquisição e desenvolvimento da sua própria leitura. Cabe aos terapeutas, verificarem qual a rota de leitura a traçar com a criança, perceber as tarefas, onde apresenta maior dificuldade, e trabalhá-las para alcançar os objetivos. Embora pareça uma tarefa fácil, não é, pois exige muito treino e dedicação tanto da parte da criança como dos pais.


Atividades no âmbito da consciência fonológica, soletração, e memória são fundamentais para a recuperação deste problema.

Fonte: Megabebés
Colaboração: Terapeuta da fala Daiane Rocha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário