Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

domingo, 19 de setembro de 2010

Os cuidados da fonoaudiologia com a pessoa no processo de envelhecimento





A população idosa mundial vem aumentando em ritmo acelerado. O indicativo deste processo é devido à maior expectativa de vida e baixo índice de nascimentos e de mortalidade.
Devemos refletir sobre o que é o envelhecimento, como se dá esse processo, que fenômenos interferem sobre o homem idoso e sua relação com o mundo, e que expectativas podemos ter sobre o futuro da pessoa idosa.
Uma das preocupações e cuidados que os órgãos públicos e privados da saúde vêm tendo é com a demanda crescente das pessoas acima de sessenta anos, que já podem começar a apresentar os sinais do envelhecimento. É de se esperar que nas próximas duas décadas o número de idosos seja três vezes o de hoje.
Toda essa preocupação vem recair sobre a exigência cada vez maior do trabalho intensivo dos diversos profissionais da área da saúde, capacitados para atender à essa demanda - fisioterapeutas, enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais, professores de educação física, psicólogos, dentistas, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos - além de outras profissões que podem contribuir com pesquisas nesta área como a biologia, a biomedicina, entre outras.
Alargando o mercado de trabalho profissional, com mais espaço para tratamento e pesquisa acerca do envelhecimento, com certeza, poderemos descobrir melhores formas de ajuda para que a qualidade de vida dos idosos seja a melhor possível.
A arteriosclerose, infecções, distúrbios hormonais, hipertensão arterial, diabetes, acidentes vasculares encefálicos, doenças psiquiátricas, traumatismos craniencefálicos e demências fazem parte das doenças de base e comuns do envelhecimento. As complicações das doenças como o câncer e as síndromes demenciais, respectivamente, são as maiores causas de óbito na velhice, segundo revelam as estatísticas mundiais.
A fonoaudiologia encontra seu espaço no trabalho de equipe em clínicas especializadas, hospitais, domicílios para atender às necessidades de melhoria da comunicação da pessoa idosa acometida por algumas dessas doenças.
Os sintomas que se apresentam na comunicação, observados na senilidade são, de maneira geral:



  • dificuldade para memorizar fatos mais recentes,





  • locomover-se






  • absorver conhecimentos






  • períodos de confusão mental





  • e a própria linguagem humana, que fica comprometida nos aspectos articulatórios e nas atividades diárias sócio-comunicativas.

    Esses sintomas podem ser trabalhados sob forma de atuação direta com o cliente e orientação adequada à família.


    Cal Coimbra 
    Psicóloga e Fonoaudióloga