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quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A importância do brincar


Todos os adultos sabem que as crianças gostam de brincar. Alguns adultos mais atentos percebem que as crianças precisam brincar, que existe uma necessidade neste “gostar”. Mas são poucos os adultos que sabem o porque o ato de brincar é fundamental para a criança. Esta informação é especialmente importante para os professores de educação infantil e ensino fundamental, pois para muitas crianças a escola é o único lugar onde o brincar não será um ato solitário.

O Brincar envolve os Três Registros demosntrados por Lacan: acontece no Real, utilizando-se do Simbólico (brinquedo), sendo uma criação do Imaginário. O Real pode ser qualquer lugar onde a criança esteja. O Simbólico, o brinquedo, pode ser qualquer objeto que sirva ao Imaginário. Este sim, é o protagonista do brincar. É a imaginação a principal ferramenta que a criança possui para encontrar seu lugar no mundo e se expressar nele. Todos os sentimentos que existem no adulto, também estão lá dentro da criança: amor, ódio, compaixão, inveja, carinho, raiva, ciúme, egoísmo, altruísmo, medo, coragem, vergonha, narcisismo, desejo, todos estes e outros mais. Se já é difícil para o adulto expressar e compreender o que está sentindo, imagine para a criança, que acredita que seus sentimentos são tão poderosos a ponto de ferir alguém, no Real. Através do faz-de-conta, a criança pode trazer para o real a sua raiva, por exemplo, sem medo das consequências. Pois na sua imaginação nada é proibido, nem perigoso, nem impossível. No brincar nenhum sentimento é “de ninguém”, afinal é “só um joguinho”. Sem medo do julgamento alheio, nem do seu próprio, a criança está livre para, através de seus jogos imaginário, vivenciar seus conflitos de modo suportável. E é por isso que as crianças tendem a repetir os mesmos jogos. Entenda-se jogo como o faz-de-conta, que nada tem a ver com jogos de regras prontas, como os de tabuleiro, por exemplo. É através da repetição do brincar que a criança consegue elaborar melhor seus conflitos, até que estes se esgotem. Então, a criança passa para um novo jogo. Muito mais do que um simples treino para a vida adulta, o brincar funciona para a criança como uma tentativa de dar conta de seus conflitos de agora. Além de incentivar e proporcionar condições para que seus alunos possam brincar, os professores deveriam brincar com eles. Quem sabe isso não os ajuda a elaborar melhor alguns conflitos também, pois como disse o grande Carlos Drummond de Andrade: "Ao brincar com a criança, o adulto está brincando consigo mesmo".