Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Disfagia: Transtorno da deglutição



A disfagia é a dificuldade ou ausência da deglutição, ou seja, ato de engolir alimentos ou até mesmo a saliva. Pode ocorrer em diferentes fases da vida, por diversos motivos, mas costuma ser mais comum em idosos, podendo trazer sérias conseqüências à saúde.

Na disfagia ocorre um desvio do alimento ou da saliva, obstruindo parcialmente ou em alguns casos completamente as vias respiratórias. Esse desvio muitas vezes é facilitado pelo envelhecimento natural das estruturas miofuncionais envolvidas neste ato motor (lábios, língua, bochechas, palato mole, etc.).

Além do envelhecimento das estruturas, existem outras possibilidades para o surgimento deste transtorno: o acidente varcular cerebral (derrame), traumatismo craniano, doenças degenerativas (ex. Parkinson e Alzheimer), paralisia cerebral, câncer de cabeça e pescoço, próteses dentárias mau adaptadas, refluxo gastroesofágico grave e após longos períodos de entubação.

É importante destacar que a disfagia, provoca problemas emocionais, isolamento social, desidratação, desnutrição, pneumonia e risco de  morte por asfixia.

Durante a alimentação existem sinais que podem estar indicando desconforto durante a alimentação. Fique atento a qualquer dos sinais abaixo:

Tosse

Voz molhada”: é uma alteração na voz do paciente que indica secreção nas cordas vocais. É a voz que costuma ocorrer após o engasgo.

Dificuldades respiratórias: perder o fôlego, respirar mais profundamente, respiração ofegante, parada respiratória.

Sonolência: apresentada durante a alimentação. Fazendo com que o paciente modifique o seu grau de atenção.

Sudorese: suor intenso durante a alimentação.

Ao perceber esses sinais ou,então, outros que não são comuns, informe seu médico e o fonoaudiólogo. Na presença de qualquer dúvida, ou qualquer acontecimento que não julgue normal, o fonoaudiólogo deverá ser informado e questionado.




Fonte: Silvério, Cola & Silva (2006)