Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Motricidade Oral

MOTRICIDADE ORAL é uma área da fonoaudiologia que trabalha a musculatura da língua, boca e face para corrigir alterações relacionados à sucção, mastigação, deglutição, respiração e articulação dos sons da fala.


O FONOAUDIÓLOGO trabalha com os pacientes que posicionam a língua ou engolem de forma inadequada, empurrando os dentes com a língua, contribuindo com o mau posicionamento dentário, prejudicando o tratamento ortodôntico. Os pacientes que respiram pela boca também se beneficiam com o tratamento fonoaudiológico para que a respiração nasal seja facilitada. A respiração nasal é importatíssima pois filtra, umidifica e aquece o ar respirado. As alterações anatômica ou da função podem interferir negativamente no ato motor da fala através dos orgãos fono articulatórios e na deglutição.


A pessoa acometida por derrame, traumatismo craniano, paralisia cerebral e outras síndromes que comprometam a forma e a função da musculatura orofacial também são beneficiados pelo atendimento fonoaudiológico.


Atualmente é comum pessoas sem nenhum tipo de alteração do sistema sensório motor oral procurarem o fonoaudiólogo para "falar melhor", ou seja, buscam um aperfeiçoamento, o que é muito favorável, principalmente para profissionais da voz e pessoas que trabalham com a comunicação oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário