Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Implante Coclear




O que é o Implante Coclear?

O implante coclear é um aparelho implantado na orelha cirurgicamente e capaz de estimular diretamente o nervo auditivo, causando sensações sonoras.

O implante coclear tem uma porção interna, que fica dentro da orelha do paciente, e uma porção externa, que é acoplada logo atrás da orelha e se mantem em posição por meio de um imã.

Implante coclear é uma tecnologia nova ?

Não. O implante coclear já é usado no mundo todo há mais de 30 anos e não é uma tecnologia experimental. Há aproximadamente 220 mil pessoas implantadas no mundo.

Infelizmente, por questões políticas e também por falta de profissionais capacitados, o implante coclear demorou a popularizar-se no Brasil.

Quem é candidato a usar um implante coclear?

Em linhas gerais, pessoas com perda auditiva severa a profunda bilateral que não têm benefício com aparelhos auditivos convencionais. É claro que existe uma infinidade de nuances na indicação do implante coclear que devem ser discutidas com o paciente ou, no caso das crianças, com os familiares e responsáveis.

Quem coloca um implante coclear volta a ouvir normalmente ?

Não. O implante coclear permite que a pessoa implantada volte a ouvir sons. Em muitos casos é possível inclusive compreender a fala humana, mas certamente não se trata de uma audição normal (distinguir entre as vozes de diferentes pessoas, por exemplo, é muito difícil para o implantado).

Há pacientes implantados que conseguem falar ao telefone como também há pacientes cujo implante ajuda apenas a perceber os sons sem conseguir compreender a fala. O quanto a pessoa implantada será capaz de compreender depende de muitos fatores, dentre eles o tempo que a pessoa ficou sem ouvir (tempo entre a perda auditiva e a cirurgia de implante), se o paciente já ouviu em algum momento ou não, se tem algum código linguístico estabelecido (sabe se comunicar de alguma forma), etc.

Pessoas que ouviam normalmente e, por qualquer motivo, vieram a perder a audição e então foram implantadas, relatam que o som proporcionado pelo implante coclear é um tanto robótico, metálico. Por outro lado, devolver a alguém que nada escuta alguma sensação sonora, muitas vezes permitindo a compreensão da fala, é sem dúvida um grande progresso.

É impossível saber exatamente o que um paciente implantado escuta - e isso certamente varia de caso para caso.

 Eu não escuto nada de um dos ouvidos (mas do outro eu escuto normal ou razoavelmente bem). Posso colocar um implante coclear do lado surdo ?
A prinícpio, não. A qualidade do som gerado pelo implante coclear é tão diferente daquela percebida pelo lado bom (ou razoável) que a pessoa teria muitas dificuldades de lidar com os dois estímulos sonoros ao mesmo tempo.

Contudo, com a evolução do processamento da fala pelo implante coclear, é possível que daqui a alguns anos ele seja indicado para surdez unilateral. Alguns pacientes com audição normal de um lado e um zumbido incapacitante do outro já se beneficiaram do implante coclear.

No momento, a melhor opção para a perda auditiva unilateral é o BAHA. Veja mais sobre isso aqui.


Meu bebê não passou no teste da orelhinha. Ele/Ela precisa fazer um implante coclear o mais rápido possível ?

Calma. Se seu bebê não passou no teste da orelhinha, do que ele mais precisa é de ACOMPANHAMENTO, tanto por parte de um otorrinolaringologista quanto também por uma fonoaudióloga e um pediatra. Outros testes serão necessários, muitas vezes feitos mais de uma vez, para se chegar a conclusão se a criança realmente não escuta.

A indicação para o implante coclear surgirá naturalmente desse acompanhamento, se for o caso.

A idade usual para a cirurgia de implante coclear em uma criança com surdez congênita é entre 1 ano e 2 anos. Isso não significa dizer que não há nada a fazer até essa idade. Muito pelo contrário. É preciso acompanhar, reavaliar e estimular o bebê desde o teste da orelhina até uma eventual indicação cirúrgica.

 Como posso fazer um implante coclear?

O implante coclear pode ser feito na rede pública (SUS), em centros credenciados, ou na rede privada através dos convênios de saúde.

Todo convênio que tenha cobertura para cirurgia é obrigado a cobrir o implante coclear, pois o mesmo consta no rol de procedimentos básicos da ANS.

Fonte: Site implantecoclear.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário