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quarta-feira, 29 de maio de 2013

Meu filho troca fonemas. E agora?



Desvios de linguagem acontecem até os 5 anos. Saiba quais sons a criança deve aprender em cada idade

“Sapeuzinho memeio!". Ah, quem resiste ao jeitinho fofo de falar das crianças? Principalmente na faixa dos 2 aos 3 anos, quando elas já conseguem dizer muita coisa, mas ainda se sacrificam para pronunciar certos fonemas. A fonoaudióloga Fernanda Papaterra explica que, nesta época, a criança até consegue se fazer entender, mas ainda não tem a articulação completa. "Os fonemas de travesseiro e trabalho, por exemplo, palavras que fazem parte do cotidiano da criança, são os mais tardiamente aprendidos por ela", explica a especialista. Mas, mesmo sendo tão "bonitinho", os pais não devem repetir o jeito delas. "A fala do adulto é o modelo para a criança e, por isso, tem que ser certa", continua. Isso não tem nada a ver com repreensão. Não é o momento de dizer "assim está errado" ou "tem que falar assim". A correção acontecerá naturalmente. "Se ela disser ‘tenzinho’, basta dizer ‘ah, o trenzinho’. Aos poucos, ela vai repetir", avisa Fernanda. Sem querer, acabamos também caindo na risada, quando ouvimos "alfomada" no lugar de "almofada”, mas é bom não exagerar. "Os adultos ao redor têm que ser prudentes para não passar a impressão de estar caçoando da criança." Uma dica para os pais guardarem de lembrança esses momentos tão especiais é colocar um gravador por perto, sem que o filho perceba, enquanto vocês conversam.

Saiba quando cada som já deve estar sendo pronunciado da forma correta:

Até os 3 anos:

/p/ como em pato;

/b/ como em bola;

/t/ como em teto;

/d/ como em dedo;

/k/ como em casa, quero;

/g/ como em gato, gol;

/m/ como em mamãe

/n/ como em nada;

/nh/ como em ninho;

/f/ como em feliz;

/v/ como em vaca.

Até os 4 anos:

/s/ como em sapo, céu, escola;

/z/ como em zebra, casa;

/ch/ como em xícara, chuva;

/j/ como em janela, gelo;

/tch/ como em tia

/dj/ como em dia

/r/ como em arara;

/R/ como em rato, carro;

/-R-/ como em porta, amor (dependendo da região).

Até os 4 anos e 6 meses:

Encontros consonantais (planta, prato)

Fontes: Anelise Junqueira Bohnen, fonoaudióloga e presidente do Instituto Brasileiro de Fluência, e Ignês Maia Ribeiro, fonoaudióloga e diretora Educacional do Instituto Brasileiro de Fluência – IBF

Por Fernanda Carpegiani

Site: Crescer

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