Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Imitação para aprender a falar


Desde pequeno o bebê já começa a exercitar a melhor estratégia de aprendizado: a imitação


Muito antes de pronunciar as primeiras sílabas, o bebê já se comunica com o mundo à sua volta. Ainda no berçário, de repente ele vê alguém mostrando a língua e naturalmente coloca a própria língua para fora. Em outras palavras, ele está atento ao que acontece a seu redor e já começou a exercitar a melhor estratégia de aprendizado: a imitação.
 
No início da vida, apenas um olhar mais demorado ou a intensidade no ato de sugar o peito dão pistas de que a criança reage ao que vê, ouve e sente. A todo momento, ela usa os recursos de que dispõe para pedir algo e demonstrar conforto ou desagrado. Observe como ela se antecipa no berço para ser pega, como muda de expressão ao ouvir o som de um chocalho, sua expectativa quando você esconde o rosto com as mãos ou, mais tarde, como ela joga a bola e espera sua volta. "Dessa forma entendemos que a comunicação está se processando", diz a fonoaudióloga Jacy Perissinoto, da Universidade Federal de São Paulo. Aos poucos, esses comportamentos serão associados a sons, elaborando as bases para a estruturação da linguagem.

Por: Débora Mamber
Fonte: Site Bebê.com.br

Um comentário:

  1. Olá, parabéns pelo blog, sempre com informações pertinentes. Muito interessante essa matéria sobre a "imitação" como pré-linguagem.

    ResponderExcluir