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segunda-feira, 2 de julho de 2012

A fonoaudiologia na intervenção precoce


"A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças" Irene Q. Marchesan JACQUELINE GOMES PINTO FORTALEZA SETEMBRO - 2010

Segundo Ricardo Nunes Moreira da Silva,a intervenção no período neonatal é um assunto vasto e bastante polêmico em alguns aspectos. As publicações cientificas tem objetivos e embasamentos teóricos diferentes, usando metodologia e populações diversas, o que dificulta uma comparação dos resultados. Porem a intervenção no período neonatal, em um berçário e UTI-neonatal, pode estar voltada para os seguintes objetivos:

A família, o ambiente da UTI-neonatal, as características do neonato, o desenvolvimento adequado do neonato na facilitação da interação bebê/pais.

A Intervenção Precoce pode ter uma natureza preventiva; secundária ouprimária, procurando contrariar a manifestação de problemas de desenvolvimento ou prevenindo a sua ocorrência.

Os programas de Intervenção Precoce devem, sempre que possível, decorrer nomeio ambiente onde vive a criança. Habitualmente a intervenção inicia-se geralmente após sinalizada algum deficit, na criança, ou suspeita, são enviados pelo hospital, creche, jardim infantil, ou pela própria família. Seguidamente é realizada a avaliação diagnóstico e implementado um programa de intervenção.

A intervenção Precoce pode iniciar-se entre o nascimento e a idade escolar, no entanto há muitas vantagens em começar o mais cedo possível. Existem três razões fundamentais para Intervir precocemente: I - Quanto mais cedo se iniciar a intervenção maior é o potencial de desenvolvimento de cada criança. II - A intervenção proporciona apoio e assistência à família nos momentos mais críticos. III - Tem como objetivo, maximizar os benefícios sociais da criança e família.

A Intervenção Precoce fonoaudiológica, demonstra resultados positivos nas crianças que dela se beneficiam, porque quando estas crianças crescem necessitam menos de educação especial. A possibilidade de perceber com antecipação transtornos do desenvolvimento, de diferentes naturezas, reflete o compromisso do fonoaudiólogo como profissional da área da saúde, seja pelo encaminhamento da criança a serviços médicos para diagnóstico seja por sua atuação em intervenção precoce. Detectando o mais cedo possível alterações, os fonoaudiólogos estarão contribuindo para um diagnóstico precoce e para a prevenção de deficiências secundárias, favorecendo o pleno desenvolvimento da criança e promovendo saúde, melhorando a sua qualidade de vida.

Um bom exemplo da importância e eficácia da terapia fonoaudiológica aplicada precocemente, é com a criança com Síndrome de Down; a mesma apresenta um atraso na aquisição e desenvolvimento dos aspectos fonoarticulatórios, atraso este, que tem sido atribuído a características físicas e ambientais que infuenciam negativamente no processo de desenvolvimento.

Caracterizar os aspectos fonoarticulatórios dos sujeitos com Síndrome de Down pode proporcionar uma melhor compreensão das alterações abordadas na reabilitação, em suas diversas modalidades e contribuir na evolução terapêutica.

Os aspectos mais importantes da comunicação, é a fonoarticulação., O objetivo da intervenção precoce é caracterizar as alterações sensório-motora-oral, encontradas em indivíduos no caso, portadores da Síndrome de Down, e elaborar uma terapia corretiva, favorecendo uma melhor qualidade de vida. Com tudo a falta de estimulação, e o encaminhamento tardio, irão interferir no desenvolvimento fonoarticulatório, assim, por meio da intervenção precoce, será possível a obtenção de melhores resultados, fazendo com que grandes problemas tornem-se alterações mínimas, no futuro dessa criança.

O fonoaudiólogo que atua na U.T.I. Neonatal, trabalha com a estimulação sensóriomotora oral e cuida da postura global do bebê durante a alimentação, estimula a sucção em busca da retirada da sonda oral-gástrica, objetivando a saída o mais breve possível do Recém nascido da unidade UTI. Vale ressaltar que o trabalho desenvolvido por esses profissionais nas unidades neonatais, são de extrema importância, podemos destacar; o bem estar do pequeno indivíduo e sua família, minimizando e/ou eradicando possíveis seqüelas, como também aos custos hopitalares que são tragicamente rebaixados, favorecendo o ganho da rotatividade, aumentando o número de vagas nessas unidades Atuação específica da terapia, baseia-se em equilibrar a coordenação, entre a sucção, deglutição, e respiração. O bebê pré termo é um candidato a ser um paciente da fonoaudiologia durante longo tempo, esse perfil, geralmente precisa do profissional terapeuta desde a U.T.I., iniciando uma intervenção precoce, prevenindo e/ou diminuindo suas ações de atraso no desenvolvimento desse bebê. O fonoaudiólogo também realiza o exame da orelhinha, obrigatoriedade nas maternidades e U.T.I neonatal.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Amamentação: Atuação Fonoaudiológica - Uma abordagem prática e atual Autor: Silvia Fernandes Hitos / Maria Cecília Periotto Intervenção Precoce em Fonoaudiologia - Autor Canongia Editora Revinter Estimulação Precoce Para Bebês - Laura Tisi Editora Sprint



Fonte site Webartigos

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