Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

quarta-feira, 18 de abril de 2012

CAICA realiza abertura do curso de inclusão para comunidade Camaquense, com o tema: “Aprendendo a incluir, para aprender com a Inclusão”.



A Prefeitura Municipal de Camaquã, através do CAICA (Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente), que é mantido pelas Secretarias Municipais da Sáude, Educação e Ação Social, iniciou nesta terça-feira, dia 17 de abril, o Curso de Formação Continuada de Educação Inclusiva com a temática “Aprendendo a incluir, para aprender com a Inclusão”. Este curso tem 339 inscritos, entre educadores e estudantes de nossa comunidade. Esta iniciativa tem como prioridade fomentar o estudo, reflexão e possibilidades de vivenciarmos o sucesso da inclusão de alunos com deficiência na escola regular.

A coordenadora do CAICA, Educadora Graziela Grala, apresentou a proposta do curso que tem a duração de 100 horas e acontece todas as terças-feiras, este curso visa implementar a escola de qualidade, que deve ser igualitária, justa e acolhedora para todos.

O Secretário Municipal da Saúde Regis Tadeu Grandini Kulczynski que falou em nome das secretarias mantenedoras, enfatizou a importância do trabalho do CAICA, que é de atendimento, acolhida, ajuda às famílias, crianças e adolescentes que buscam auxílio em suas necessidades. Ressaltou que é surpreendente constatar o trabalho comprometido e ético do CAICA.

A Secretária Geral do Governo, Renata Maines que representou o Prefeito Ernesto Molon, refletiu que para o processo de inclusão aconteça, é preciso preparar a alma e o coração, buscar constantemente o conhecimento, e deixou como mensagem final o que nos diz o poeta “...Caminhante não há caminho, o caminho se faz ao caminhar...”

Em seguida a Psicóloga Jaqueline Maia coordenou um bate papo com preciosas pessoas de nossa comunidade que trouxeram suas histórias de vida, e como superam sua deficiência. Ensinaram-nos a pensar numa sociedade que seja de fato inclusiva, que cuide da vida na sua plenitude. Ana Luíza, Juarez, Elisandro, Aline, Gustavo, Cláudia, Joni Mar, Rafaela, Wanderley e Maria Isabel, vocês são exemplos de vida, e nos iluminaram com as vossas vidas. Obrigado por existirem e por contribuírem com todos nós.

Muitas foram as mãos, mentes e corações que nos ajudaram na realização deste evento, aos nossos heróis anônimos, a nossa gratidão.

“ Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais”.

Fonte: CAICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário