Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

segunda-feira, 26 de março de 2012

Autismo infantil como identificar

O autismo afeta a capacidade de comunicação e interação com o mundo e pode ser diagnosticado através de observação comportamental.




O autismo é caracterizado como um transtorno infantil que pode ser verificado com maior frequência em meninos do que em meninas. A doença sem cura foi definida clinicamente em 1943 por um psiquiatra pesquisador de origem austríaca chamado Leo Kanner. Em uma explicação sintetizada, o autismo é caracterizado por uma alteração cerebral que implica comprometimento no desenvolvimento psiconeurológico, afetando a capacidade social do portador da doença.

Como identificar rapidamente?

Mesmo que sendo uma tarefa difícil, é possível identificar sinais de possível autismo ainda no período de lactação. Segundo as informações de especialistas, o bebê pode emitir um balbucio monótono ou até tardio para diversos estímulos. Quando o bebê não segue com os olhos os acontecimentos ao seu redor também verificamos um possível sinal da doença. Mais tarde, as crianças autistas passam a demostrar rejeição à interação e complicações para falar que não estão ligadas a nenhuma deficiência fonoaudiológica.

Sobretudo, o sinal mais constantemente verificado é o olhar marcado, dito como o “olhar que não olha”, já que não responde aos estímulos externos.

Observando durante a infância

A identificação de familiares e amigos próximos também apresenta sensíveis dificuldades. Outras características identificadas no começo da infância é apresentação de condutas agressivas, principalmente do autista para si mesmo, a tendência à realização de movimentos repetidos, agitando os braços ou rodando constantemente como um pião. Ainda podem ser sintomas da doença os rituais complexos para a realização de tarefas cotidianas, como dormir e ir ao colégio todos os dias, por exemplo.

Outros sinais para a identificação do autismo em crianças: ausência de comunicação não verbal, e de faculdades imaginativas para brincadeiras comuns da idade, preocupação com objetos sem significação, limitações marcada de interesses e concentração em interesses particulares.

Fonte: Site Zun

Nenhum comentário:

Postar um comentário