Existe uma série de cuidados após os bebês prematuros saírem do hospital, principalmente no que se refere ao calendário de vacinas. Depois do segundo mês é imprescindível que o pequeno receba a dose da conjugada 7-valente, única no mercado para a prevenção das doenças pneumocócicas, que incluem meningite e pneumonia.
Isso porque, estes bebês têm quatro vezes mais chances de ter essas doenças, conforme a infectologista Rosana Richtmann, do Hospital Emílio Ribas.
"Esses bebês têm direito a tomar gratuitamente a vacina que previne o problema. Mas nem sempre os pais são informados disso ao deixar a maternidade e muitos nem sabem da importância dessa vacina, já que a meningite pneumocócica é a mais letal das meningites", alerta. Desde o ano passado, o acesso à vacina pneumocócica foi aumentado de crianças nascidas a partir de 29 semanas para todos os bebês com menos de 35 semanas de nascimento.
Os pais podem encontrar a vacina pneumocócica conjugada 7-valente nos 39 CRIE (Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais) espalhados pelo país. "Além de crianças prematuras, bebês com síndrome de Down, asma grave, entre outros, também poderão tomar gratuitamente a vacina", lembra Rosana.
O bebê prematuro tem um calendário especial de vacinação que pode ser encontrado no site da Sociedade Brasileira de Imunizações (http://www.sbim.org.br/)
Por Juliana Lopes
Fonte: Vila Filhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário