Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Solte a língua

Língua presa pode não ser bem o que você imagina. Saiba mais sobre ela


O que é língua presa?
O que as pessoas acham que é língua presa, na verdade, chama-se ceceio. Trata-se de uma alteração comum e acontece quando a criança tem uma projeção frontal da língua, pronunciando o “s” com ela fora da boca, por exemplo. Já a língua presa é um problema congênito, que ocorre quando o frênulo da língua (aquela prega popularmente conhecida como “freio”) limita os movimentos dela.

Que problemas podem acarretar?
Com a língua presa, a criança não consegue ser amamentada direito. Depois, tem dificuldades na fala e na mastigação, pois a língua não consegue levar o alimento de um lado para o outro da boca. Já no caso do ceceio, ela pode cuspir saliva ao pronunciar algumas letras e ter problemas dentários.

Como é o tratamento?
Até os 5 anos, é normal a criança ter ceceio, e com o tempo o problema tende a desaparecer sem precisar de terapia. Já a língua presa precisa de uma cirurgia simples, com o dentista.

Irene Queiroz Marchesan é fonoaudióloga e membro do Comitê de Motricidade Orofacial da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Por 
Tamara Foresti, Thais Lazzeri e Vanessa Kopersztych

 Fonte Site Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário