Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

sábado, 6 de agosto de 2011

O distúrbio da aprendizagem

Conheça a dislexia e encontre maneiras de ajudar seu filho a driblar esse problema


Termo muito usado hoje na mídia nacional e que aguça a nossa curiosidade, a dislexia é um distúrbio de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração. Extremamente comum nas salas de aula, chega a atingir de 10 a 15% da população mundial. Exatamente por isso, precisamos conhecer o que é uma dificuldade de aprendizagem para assim participarmos deste desafio da inclusão.

Muitas vezes, as crianças que apresentam dificuldades no escrever são rotuladas na escola de preguiçosas, aluno-problema, quando, na verdade, o que ela tem é uma dificuldade específica da linguagem que resultam em uma latência maior para desenvolver as habilidades exigidas no dia-a-dia.

Uma criança que falha ao aprender a ler e escrever nos primeiros anos de sua vida escolar poderá ter dificuldades nas outras áreas do conhecimento, pois a aprendizagem está muito ligada à habilidade da leitura. Os problemas emocionais também podem aparecer no primeiro ano escolar, quando a criança se sente desestimulada com a dificuldade. Esta sensação de fracasso pode convencer uma criança de que ela não será bem sucedida, o que é muito prejudicial para o processo de aprendizagem.

A criança que não compreende o porquê das suas dificuldades, se frustra e, algumas vezes, pode direcionar sua mente com grande potencial para situações menos aceitáveis pela sociedade. Devemos nos preocupar com medidas preventivas e com práticas pedagógicas para que estas dificuldades sejam diagnosticadas precocemente e assistidas desde os primeiros anos de vida.

Os pais, os professores e toda a sociedade precisam se envolver neste processo de conhecimento das dificuldades específicas da linguagem. Encontrar soluções, exercícios específicos e, principalmente, buscar acompanhamento e orientações de um profissional da área é sempre indicado.

Fonte: Educar para crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário