Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Semana Mundial da Amamentação - Hospital Amigo da Criança (HAC)


Para ser Amigo da Criança, além de cumprir os Dez Passos, o hospital deve estar em conformidade com a NBCAL - Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras, Lei 11.265/2006.

Um Hospital Amigo da Criança deve...
1) Ter normas e rotinas de incentivo ao aleitamento materno, expostas em quadros e cartazes para que todos possam conhecê-las.
2) Capacitar toda a sua equipe para apoiar e ajudar as mulheres em todas as fases da amamentação.
3) Orientar, durante o acompanhamento pré-natal, sobre as vantagens da amamentação, a importância de o bebê mamar logo ao nascer, a prevenção de dificuldades, além de outros assuntos que vão ajudar a futura mãe a ter uma amamentação mais duradoura e prazerosa.
4) Estimular o início da amamentação na primeira hora de vida e o contato prolongado pele a pele entre a mãe e o bebê, desde o nascimento.
5) Mostrar às mães como amamentar e manter a amamentação, mesmo quando houver necessidade de a mãe e o bebê ficarem separados.
6) Oferecer aos recém-nascidos apenas o leite materno, garantindo que outros leites e líquidos só sejam oferecidos em situações excepcionais, por indicação médica.
7) Garantir que mães e bebês permaneçam em alojamento conjunto vinte e quatro horas por dia.
8) Orientar que os bebês sejam amamentados sempre que quiserem, e o quanto quiserem.
9) Não oferecer chupetas, chucas ou mamadeiras aos bebês.
10) Promover a formação de grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade.

Quem ganha com o Hospital Amigo da Criança?
· A mãe, que fica mais preparada e segura para amamentar o seu filho por mais tempo e de forma mais prazerosa.
· O bebê, que começa a amamentação já na sala de parto e mama por mais tempo, prolongando assim os benefícios do aleitamento materno como melhor nutrição, menos doenças e fortalecimento dos laços afetivos com a mãe.
· A família, que evita gastos com a compra de outros leites e tratamento de doenças. Uma criança saudável proporciona à família momentos mais tranquilos e felizes.
· O hospital, que recebe um selo de qualidade com o título de Hospital Amigo da Criança, o que melhora a sua imagem, reputação e satisfação do cliente. Além disso, economiza comprando menos leite, chupetas e mamadeiras.
· O sistema de saúde, que gasta menos com consultas e internações.
· A sociedade, pois contará com crianças e futuros adultos mais saudáveis.

O Ministério da Saúde recomenda que a amamentação seja mantida até os dois anos de idade ou mais e que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade.

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário