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Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Quando a criança vai falar direito?


Ainda não fala direito nessa fase, é hora de buscar ajuda

O desenvolvimento completo da linguagem dura, em média, quatro anos. "Cada criança, no entanto, tem um ritmo. Enquanto algumas pronunciam as primeiras palavras aos 10 meses, outras começam a falar com 1 ano e meio. As duas situações são perfeitamente normais", explica a fonoaudióloga Renata Santiago Donegá, do Hospital e Maternidade São Camilo, em São Paulo.

Mas até que idade elas costumam se enroscar com as palavras? Segundo os especialistas, entre 4 e 5 anos de idade, a criança já forma frases de cinco palavras, tem um vocabulário de 1.500 termos, em média, e emprega substantivos, adjetivos e advérbios. Se esse não for o caso do seu filho, é hora de buscar ajuda. "As causas podem ser emocionais ou físicas, como um problema auditivo. Cabe ao profissional avaliar a situação e indicar o tipo de tratamento", diz o neuropediatra Mauro Muszkat, da Universidade Federal de São Paulo.

Sem infantilizar
A evolução da linguagem depende de estímulos externos e, claro, das características de cada criança. Umas são naturalmente mais "tagarelas". Como se aprende a falar ouvindo, imitando e, principalmente, falando, o melhor incentivo é conversar com seu filho. "Daí a importância de falar certo com a criança, o que inclui não infantilizar a linguagem. A linguagem tatibitate pode ser engraçadinha, mas prejudica a memória auditiva de quem está aprendendo a falar e, em alguns casos, a escrever", ressalta a fonoaudióloga. Mais importante que falar direito, no entanto, é ter vontade de se comunicar. "Trocar letras como o ‘p’ pelo ‘b’, típico nessa fase, mostra apenas um atraso no desenvolvimento da fala. Quando a criança não tenta se comunicar, entretanto, o problema pode ser mais grave, até uma deficiência mental", diz o neuropediatra Muszkat.

Bons estímulos
- Descreva as atividades do dia-a-dia em voz alta para a criança.
- Ensine-a a usar o telefone.
- Leia histórias maiores.
- Incentive-a a falar sobre os amigos, tarefas escolares e programas de TV.
- Mostre interesse pelos assuntos da criança, prestando atenção em suas histórias. 

Fonte Revista Crescer

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