Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

quinta-feira, 3 de março de 2011

Amamentando: Estocando leite




Estocando leite

Quando chega a hora de voltar ao trabalho, muitas mães acabam abandonando a amamentação. Porém, há como se organizar para que seu bebê, mesmo longe de você, possa continuar a receber o seu leite e seu carinho. A solução é retirar o leite do seio e fazer um estoque para o seu filhote.
A pediatra Sílvia Maria Baliero Nigro recomenda esse procedimento. “A mãe pode sim armazenar leite materno para dar ao bebê quando estiver ausente”, afirma. Você pode tirar o leite usando as mãos, fazendo movimentos como uma “ordenha”, ou usar uma bombinha para sugar o leite. Segundo a pediatra, o alimento pode ser guardado em qualquer frasco com tampa que puder ser esterilizado. “Leite ordenhado não pasteurizado em banco de leite, pode ficar 24 horas na geladeira e 15 dias no Freezer. Todo leite materno aquecido e não utilizado deve ser desprezado”.
Na hora de preparar o leite para o bebê ele deve ser aquecido em banho-maria desligado e oferecido em um copo. Não utilize a mamadeira, pois nela a sucção é diferente e o bebê não irá mais aceitar o peito. “Se der o leite na mamadeira, a criança pega essa sucção que é mais fácil e não volta ao peito. Até os bebês são adeptos à lei do mínimo esforço”, brinca a Dra. Keiko Teruya. Esse esforço que o bebê precisa fazer para mamar é muito importante para o seu desenvolvimento.
Se você continuar amamentando o seu filho quando chegar em casa e durante a noite, a produção de leite não será interrompida e você poderá continuar abastecendo seu estoque. Além disso, não irá perder essa ligação tão especial com o seu pequeno.


Por Guia do Bebê