Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Alterações da fala e da linguagem



* Distúrbio da Motricidade Oral:Alteração dos movimentos da região oral. (deglutição atípica, alteração na fala, problemas nas vias aéreas superiores, uso de mamadeira e chupeta, sucção de dedo e objetos).


* Fissura Palatina:Não fechamento do palato, dos lábios ou ambos.


* Disfonia Infantil:Alteração na qualidade da voz da criança. (voz rouca, áspera ou soprosa, desequilíbrio da ressonância nasal e oral, intensidade elevada ou fraca demais, tom muito agudo ou muito grave).


* Disgrafia:Dificuldade motora para os movimentos finos. (caligrafia desordenada, posicionamento torto no papel, escrita forte ou fraca demais, dificuldade espacial e de lateralidade).


* Dislalia:
Distúrbio articulatório dos fonemas. (substituição e/ou omissão de consoantes).


* Disfemia:Distúrbio da palavra falada. (repetições, prolongamentos, bloqueios, hesitações e excesso de pausas).


* Distúrbio do Aprendizado da Leitura e da Escrita:Dificuldade da leitura, escrita e cálculos matemáticos. (trocas e omissões grafêmicas, dificuldade na elaboração e compreensão gráfica).


* Distúrbio da Aquisição de Linguagem:Início tardio do desenvolvimento da fala e da linguagem. (evolução não satisfatória ou dificultosa).