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segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A questão do Letramento


Muitos estudos falam do benefício da exposição de crianças a meios letrados. Crianças que desde cedo são inseridas em ambientes letrados normalmente chegam à escola com um conhecimeto prévio que favorece o processo de aprendizagem da linguagem escrita.
A apreensão da escrita convencional (uso de acentos, traços de nasalidade, ortografia coreta, pontuação adequada...) se dará a partir do uso social de tal modalidade linguística. À medida que a criança interage com diferentes textos, vai aprendendo a forma gráfica correta das palavras. A interação com o adulto letrado e com a escrita em situações reais de uso permite que suas hipóteses de escrita sejam revistas, reelaboradas, aprimoradas, isso ocorre aos poucos, em função de critérios e recursos próprios de cada criança. Assim as hipercorreções, tão comuns ao processo de aquisição da escrita, se dão em decorrencia da heterogeneidade de critérios que coexistem na escrita e não por desatenção ou déficit. Assim o fonoaudiologo escolar deve auxiliar os professores neste processo, a partir de seus conhecimento sobre o desenvolvimento desta modalidade linguistica, assessorando-o na inserção de seus alunos em um ambiente onde a escrita seja de fato significativa, possilitando resgatar a função social da escrita. 



            Fonte: Magda Soares, Alfabetização e Letramento