Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Fonoaudiologia pode atuar na psicomotricidade


Para compreender a criança por meio de seu inconsciente, profissionais da psicologia, educação e medicina, utilizam a técnica da psicomotricidade, que é uma ciência que tem como objeto de estudo o homem, por meio do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo externo e interno.


A educação e a terapia psicomotoras são os dois campos de atuação da psicomotricidade. A área psicomotora educativa é vista como um itinerário de maturação psicológica, permitindo que a criança viva um percurso que vai do prazer de agir ao de pensar.



A fonoaudiologia também atua na psicomotricidade, como explica a fonoaudióloga e tutora do Portal da Educação, Carolina Cysne. “Na terapêutica fonoaudiológica em clínicas e consultórios, as crianças são presença constante e os terapeutas utilizam a ludoterapia como parte do planejamento estratégico. A psicomotricidade é uma área que auxilia muito os fonoaudiólogos, pois une a brincadeira dirigida à proposta terapêutica”, ressalta a tutora.