Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Fonoaudiologia Estética


A Fonoaudiologia Estética vem a cada dia se consolidando como uma das mais procuradas áreas de atuação do Fonoaudiólogo em conjunto com profissionais que trabalham diretamente com Estética, como Dermatologistas e Cirurgiões Plásticos.


O conhecimento que o Fonoaudiólogo detém da musculatura e inervação facial tem proporcionado um trabalho de tonificação muscular associado ao funcionamento adequado das funções estomatognáticas ( respiração, mastigação, deglutição, sucção e fala), oferecendo ao paciente um equilíbrio miofuncional e estético satisfatório, somando-se ao tratamento médico realizado. Este trabalho vem denotando grande importância na prevenção ao aparecimento de marcas e rugas na face, sejam elas de expressão ou de flacidez muscular.

O trabalho Fonoaudiológico consiste primeiramente numa triagem e anamnese oferecida ao paciente, onde serão passadas várias orientações quanto ao funcionamento ideal da musculatura facial, higienização e cuidados.

Será feito o encaminhamento a Avaliação Fonoaudiológica a fim de verificar o funcionamento muscular e sua relação direta com as funções estomatognáticas( respiração, mastigação, deglutição, sucção e fala) além de prevenir e identificar o aparecimento de rugas em decorrência dos excessos de expressividade facial que possam marcar a pele e hábitos posturais inadequados.

Realizada a Avaliação, o terapeuta ( Fonoaudiólogo) fará o planejamento terapêutico, no qual este consistirá das seguintes etapas: 


 limpeza da pele e hidratação; 
 conscientização da importância da musculatura bem trabalhada na estética facial; 
 fortalecimento e adequação muscular no funcionamento das estruturas que compõe as funções estomatognáticas (respiração, mastigação, deglutição, sucção, respiração e fala); 
 exercícios musculares faciais gerais; 
 exercícios musculares faciais específicos e individuais; 
 massagem facial ativa; 
 manutenção muscular diária, em casa (tornar hábito); 
 estimulação de pontos motores de face objetivando melhor tonificação muscular; 
 massagem passiva com trabalho de relaxamento muscular facial; 
 drenagem facial e corporal manual pré e pós cirúrgica.


O grande objetivo da Fonoaudiologia Estética consiste em realizar um trabalho de tonificação ou em alguns casos, de soltura da musculatura facial a fim amenizar e suavizar expressões faciais prevenindo ou reduzindo o surgimento de rugas e marca de expressões consideradas inadequadas de acordo com a idade do paciente e outras características a serem consideradas.

A Fonoaudiologia Estética vem complementar o tratamento dermatológico e plástico que o paciente está sendo submetido ou submeteu-se por algum período.

Por Fga. Paula Brito