Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Serviço de Fonoaudiologia do Hospital e Maternidade Brasil

O Hospital e Maternidade Brasil disponibiliza serviço de Fonoaudiologia para pacientes internados e também em nível ambulatorial. O atendimento é feito por uma equipe terceirizada de cinco fonoaudiólogas: Mara Emília dos Santos, coordenadora da equipe, Jussara Passarelli Portela, Mayra de Castro Taú, Daniela da Silva Leal e Helen Martins. 


No ambulatório elas prestam assistência a pacientes com alterações de voz, linguagem e motricidade orofacial.

Com relação às alterações de voz são tratados rouquidão, cansaço, dor ao falar, pacientes submetidos a cirurgia de tireóide e laringe, aprimoramento vocal, entre outros. Com relação à linguagem, crianças com distúrbios de leitura e escrita, crianças que demoram para falar, crianças hiperativas e com déficit de atenção, gagueira, pacientes com alteração de fala em decorrência de derrames, processamento (orientação para quem tem dificuldade de entendimento e compreensão) e troca de letras na fala e na escrita. Sobre os distúrbios de motricidade orofacial, podem ser citados os acompanhamentos a pessoas que respiram pela boca, pessoas que têm “língua presa”, que usam aparelhos ortodônticos, apnéia, dificuldade para engolir (disfagia), ATM – articulação temporomandibular, pacientes com paralisia facial, dificuldade de sucção do bebê no aleitamento materno, além do trabalho com hábitos orais nocivos (chupeta, mamadeira, roer unhas).

Para pacientes internados, a equipe de Fonoaudiologia também realiza trabalhos importantes de reabilitação e orientação, como por exemplo, acompanhamento de pacientes com alteração da deglutição proveniente de distúrbios neurológicos (derrames e traumatismos), síndromes, malformações genéticas, deformidades crânio-faciais e pacientes que fazem uso de via alternativa de alimentação (sondas enterais e gastrostomia).

“A equipe também atua na introdução e reintrodução alimentar de forma segura e funcional sem riscos de desenvolvimento de pneumonias aspirativas. Além disso, intervenção precoce na reabilitação aos distúrbios de linguagem como dificuldade de compreensão e expressão, articulação de fala ininteligível, paciente com alteração vocal e ainda paciente traqueostomizado em uso ou após ventilação mecânica”, explica Mara Emília dos Santos, coordenadora da equipe de Fonoaudiologia da Crefors, empresa que presta serviços ao Hospital e Maternidade Brasil.

A atuação do profissional de Fonoaudiologia também se estende aos bebês. Recém-nascidos prematuros, por exemplo, recebem acompanhamento para desenvolvimento do reflexo da sucção e da coordenação desta com a respiração e deglutição. Também é estipulado o desmame da sonda alimentar para introduzir alimentação via oral (mamadeira ou aleitamento materno, dependendo das condições do bebê). Para recém-nascidos a termo, ou seja, que nascem no tempo normal, o trabalho é feito no sentido de orientar e incentivar o aleitamento materno exclusivo.

Como é possível observar por meio das informações acima, o trabalho de fonoaudiologistas dentro do Hospital é muito importante para a recuperação do paciente. Esses profissionais atuam de maneira multidisciplinar, o que contribui muito para a reabilitação do paciente, para a diminuição do tempo de internação e para reintegração do paciente na volta ao seu convívio social.