Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Questionário sobre Amamentação e Hábitos


 1- Qual a importância de amamentar o bebê no peito?
O leite materno é um alimento adaptado às necessidades nutricionais do bebê, protege-o contra infecções, pois diminui a probabilidade do desencadeamento de processos alérgicos. A amamentação favorece o desenvolvimento da face,  devido à força que o bebê realiza para a retirada do leite, e é a melhor forma de transmitir carinho, criando um vínculo afetivo e de segurança entre a mãe e o bebê.

 2 - A partir de que idade podemos introduzir alimentos sólidos?
O pediatra que irá orientar de acordo com as necessidades nutricionais da criança,  mas entre 4 e 6 meses de  vida a criança  já tem condições de transportar alimentos semi-sólido ao fundo da boca para engoli-los.

 3 - Quanto tempo devemos amamentar?
A criança deve ser amamentada exclusivamente até 4º ou 6º mês de vida, após esta idade deve ser iniciado o processo de desmame com a introdução de alimentos semi - sólidos.

 4 - Como devemos preparar a sopa do bebê?
A introdução de novos alimentos deve ser feita de forma gradual, utilizando-se sempre de pouco sal e pouco tempero. Devemos sempre priorizar uma determinada hortaliça para estimular o paladar da criança. Sopa de espinafre tem que ter gosto e cor de espinafre.
Inicialmente a sopa deve ser de forma mais líquida e ir aumentando gradualmente sua consistência, introduzindo pedaços de alimentos (macarrão, arroz, legumes picados). A criança com 2 anos e meio deverá ter uma alimentação igual ao adulto, pois ela já estará com a dentição de leite completa.

5 - Qual a melhor posição para a criança durante a amamentação?
A criança deve ser amamentada no colo numa posição semi -sentada, jamais deitada, pois  o leite pode ficar acumulado na parte interna da orelha. Amamentar a criança durante a noite favorece o aparecimento de cárie, pois enquanto a criança esta dormindo há uma diminuição acentuada da salivação.

6 - Quando devemos retirar a chupeta da criança?
O ideal seria iniciar a retirada da chupeta a partir do segundo ano de vida. Quanto maior o período de duração do hábito, mais difícil será sua retirada. O hábito abandonado até a idade  máxima de 4 anos causa menos prejuízos para a mordida da criança.

7 - Quais os cuidados que devemos ter com a retirada da chupeta?
Devemos considerar a maturidade emocional da criança e observar qual o tipo de abordagem mais adequada em cada caso. Existem crianças que entregam a chupeta para o Papai Noel, Coelho da Páscoa, para a professora da Escola. Devemos sempre explicar quais os problemas que a chupeta está trazendo, mostrar que ela está crescendo e que usar chupeta não combina mais com ela. Precisamos lembrar que as primeiras noites sem chupeta são as mais difíceis, mas serão superadas com o apoio dos pais.

 8 - Quando introduzir a chupeta?
Só devemos introduzir a chupeta se o bebê continuar muito irrequieto após a mamada. Muitas pesquisas tem mostrado que as crianças que são amamentadas exclusivamente durante os seis primeiros meses de vida não usam ou usam menos chupeta. A chupeta quando introduzida deverá  estar relacionada ao ato de dormir e assim que a criança pegar no sono ela  deverá ser retirada. Devemos evitar que a criança fique de chupeta quando estiver acordada, pois quanto menos ela usar mais rápido ela irá largar.

 9 - Por que a criança pode adquirir hábitos de sucção de dedo ou chupeta?
 A criança nasce com a necessidade de sugar e ela deve satisfazer essa necessidade durante o ato da amamentação. A criança que usa mamadeira tem um tempo de aleitamento muito mais curto do que aquela que mama no peito e isso prejudica a satisfação da necessidade psicológica de sugar, fazendo com que ela procure a satisfação em dedo, chupeta.

 10 - Quais são os hábitos mais freqüentes que encontramos nas crianças?
Os hábitos mais freqüentes são: chupeta, mamadeira e sucção de dedo.

 11 - Qual o problema que o hábito de sucção pode desencadeia?
O hábito de sucção pode desencadear alteração na mordida, principalmente a mordida aberta. Se a criança ficar o dia inteiro de chupeta ela terá mais chance de desenvolver problemas na mordida do que aquela que usa a chupeta só para pegar no sono. Quando existem pessoas na família com problemas ortodônticos a chance de desenvolver é ainda maior.

 12 - O que é pior: chupeta ou dedo?
 O hábito de sugar o dedo é muito mais difícil de ser retirado do que a chupeta, pois esta nós adultos conseguimos controlar, já o dedo está o tempo inteiro com a criança, ela precisa ter muita força de vontade para conseguir se controlar e não colocá-lo na boca. Muitas crianças que sugam o dedo conseguem controlar durante o dia, mas à noite quando o sono começa o dedo vai direto para a boca. sem elas perceberem. Por isso quando o bebê começa a colocar sempre o mesmo dedo na boca sugando de forma vigorosa, temos que introduzir a chupeta ortodôntica. Retirar a chupeta é bem mais fácil.

 13 - Todas as crianças precisam usar mamadeira?
Não, crianças que foram amamentadas até aproximadamente 6 meses, não precisam usar a mamadeira, pois elas têm condições de passar para o copo  com tampa de formato especial com furinho. Caso use, a mamadeira o bico tem que ser ortodôntico de preferência aqueles brancos de silicone que são mais resistentes e no máximo até 1 ano, pois  nessa idade a criança não vai adquirir o hábito de ficar pedindo o famoso "TETE”, ela vai acostumar com o copinho e você não vai ter que se preocupar em retirar a mamadeira.

 14 - Que chupeta e mamadeira devemos utilizar?
O ideal é que sejam ortodônticos de látex ou de silicone com um tamanho correto para a idade do bebê. No caso dos bicos, não devemos mexer no tamanho do furo, pois quando o aumentamos corremos o risco do bebê engasgar ou dele mudar a posição da língua para controlar a quantidade de leite que sai pelo buraco e essa mudança pode trazer prejuízos para o desenvolvimento adequado da deglutição e até da fala.

 15 - Qual a posição certa do bico ortodôntico dentro da boca da criança?
O buraquinho por onde sai o leite deve ficar voltado para cima, de encontro ao céu da boca.

16 - Quais os cuidados que devemos ter com as chupetas e mamadeiras?
Elas devem ser sempre fervidas antes de serem utilizados, e serem trocadas com freqüência, pois o ato de ferver vai estragando o bico. Não devemos amarrar a chupeta em torno do pescoço da criança, pois ela pode se machucar e para ela não ter a chupeta disponível o tempo todo.

Por Dra. Silvia Pierotti

Fonoaudióloga