Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Fonoaudiologia - Estética da Face






A fonoaudiologia estética da Face é uma nova área de atuação fonoaudiológica dentro da especialidade de Motricidade Orofacial. É um trabalho totalmente muscular objetivando harmonizar o estético e o funcional; adequar a postura / a respiração / a mastigação / a deglutição / a fala; equilibrar as forças musculares da face e pescoço; minimizar ou eliminar as mímicas faciais exageradas ou inadequadas; fortalecer e sustentar a face; proporcionar a aquisição de hábitos saudáveis orofaciais e cervicais. Como conseqüência deste trabalho obtém-se a eliminação ou atenuação das rugas de expressão.
Este trabalho é destinado a indivíduos que evitam procedimentos invasivos por dor, alergia ou problemas de coagulação; indivíduos que procuram qualidade de vida e mudança de hábitos; atletas; em casos pré e pós cirurgia bariátrica ou cirurgia de face (pré e pós). São recomendadas as pessoas entre 25 (prevenção) há 75 anos (tratamento amenizador de marcas de expressão).
Em um primeiro momento colhem-se informações sobre os hábitos alimentares, e hábitos diários em geral. Em um segundo momento é realizado uma avaliação para verificar de que forma o paciente utiliza a sua respiração, de que forma ele mastiga, deglute e fala. É observada também sua articulação e suas expressões. Em seguida, é apresentada a possível relação entre o uso da musculatura e as marcas de expressão.
O próximo passo é conscientizar o paciente dos abusos cometidos. São ensinados exercícios (alongamento e movimentos) que devolve tonicidade aos músculos da face e do pescoço e, restabelecendo também as funções estomatognáticas (respiração, mastigação, deglutição e fala – articulação). Recomenda-se que os exercícios sejam realizados também em casa.
Durante o tratamento o paciente percebe os benefícios de seu trabalho, pois ele promove o bom funcionamento das funções vitais como respirar e engolir; aumenta a circulação no rosto; combate o envelhecimento precoce; ativa a fabricação do colágeno e a capacidade de regeneração celular; potencializa a absorção e o efeito dos cremes de tratamento facial. O resultado começa a ser notado na terceira ou quarta sessão, em que o paciente começa a apresentar uma pele mais suave, uma musculatura mais firme e uma face mais harmônica.
Contudo, tal procedimento terapêutico é contra indicado nos seguintes casos: pele com acnes; quem fez ou faz tratamento à base de isotretinoína via oral (somente com autorização do médico, geralmente após 2 meses do término do tratamento); durante os primeiros 6 meses após cirurgia da face, somente com autorização médica; bioplastia; no local onde há o efeito da toxina botulínica.
O fonoaudiólogo é o profissional ideal para realizar este procedimento, pois ele conhece as funções de cada músculo da face e sua função (mastigação, deglutição, respiração, fala) podendo assim, fazer um atendimento diferenciado. Desta forma, se o paciente tem alguma disfunção, esta será tratada em consultório. Se houver alguma outra disfunção, o fonoaudiólogo encaminhará para outro profissional como um ortodontista, por exemplo.