Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Disfonia Infantil


Crianças também podem apresentar alterações na voz

As crianças costumam abusar de suas vozes freqüentemente. Basta observar um recreio escolar, por exemplo. Os pais das crianças com distúrbio na voz - Disfonia, geralmente as descrevem com as seguintes características: não param, gritam muito, são difíceis de lidar, falam o tempo todo e não conseguem falar baixo. Às vezes, apresentam uma piora da voz após as atividades físicas, períodos de forias e acampamentos.

Alguns pais percebem o esforço físico utilizado para a produção da voz dos seus filhos e referem que "dá aflição olhar, as veias do pescoço saltam!".

Os fatores que podem causar predispor ou agravar a Disfonia Infantil são:

Hábitos Vocais Inadequados:

São hábitos que a criança desenvolve na tentativa de compensar sua produção de voz ineficiente.

Fatores Ambientais Físicos e Psicológicos:

Observar o tipo e a localização da casa e da escola, a poluição atmosférica e a competição sonora, pois esses fatores podem obrigar a criança a usar esforço e intensidade vocal excessivos. Quanto ao ambiente psicológico é importante observar a qualidade da relação familiar, porque geralmente crianças que "não se sentem ouvidas" procuram ganhar seu espaço, através da voz.

Estrutura da Personalidade:

A ansiedade é o fator da personalidade que mais tem sido relacionado ás disfonias infantis.

Inadaptação Fônica:

O aparelho que produz a voz é formado por várias estruturas; se algumas dessas estruturas não funcionar bem, a voz, certamente ficará comprometida.

Fatores Alérgicos:

Os processos alérgicos que acometem o sistema respiratório como rinite ou sinusite podem conseqüentemente prejudicar a produção da voz.

Por todos estes fatores, é comum crianças apresentarem hábitos indevidos na utilização de sua voz.

Por isso, ao se perceber alterações constantes como rouquidão, esforço para falar ou até mesmo perda da voz nos seus filhos, é importante procurar um Fonoaudiólogo para as devidas orientações.






Ana Cláudia Moreira Fonseca - Fonoaudióloga
Anna Beatriz Ulmi Martins de Siqueira - Fonoaudióloga
Beatriz Helena Silveira Dozzi - Fonoaudióloga
Eunice Palma da Silveira Teixeira - Fonoaudióloga