Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Centro Multidisciplinar é inaugurado


Ocorreu na tarde de terça-feira, 3 de novembro, a inauguração do Centro Multidisciplinar da Prefeitura Municipal de Camaquã. A solenidade foi acompanhada por autoridades, servidores, educadores, convidados e comunidade.


O Centro Multidisciplinar é uma estrutura única e terá atenção especializada nas questões da criança e do adolescente, num projeto de co-participação das Secretarias Municipais da Educação, da Saúde e da Assistência Social que se caracteriza pela convergência de recursos e investimentos e a centralização de programas e serviços de atendimentos psicossociais e psicopedagógicos e de promoção da cidadania.


O serviço será oferecido por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais das áreas de Saúde Mental, Educação e Assistência Social como: Neurologista, Psiquiatra, Técnico em Enfermagem, Fonoaudiólogos, Assistentes Sociais, Psicólogos, Psicopedagogos, Arte Educadora, Pedagogos e Especialistas em Educação Especial.


Este formato verá a criança como ser individual, em ações de maior amplitude, atuando em todas as necessidades que dificultem o seu desenvolvimento integral, com uma metodologia que acompanhe e oriente as crianças/adolescentes em seu processo pessoal/educacional, garantindo a todos uma inclusão social e uma educação de qualidade.


Este projeto foi escrito pelas profissionais: Graziela Grala, Fabiane Ferreira, Meg Cestari, Laís Bazzo, Marinês Schinoffen, Marlise Ribeiro e Francine Wetzel e hoje é colocado em prática pelo Governo Municipal, sob a Coordenação da Supervisora e Especialista em Educação Especial, Graziela Grala.


Para a Coordenadora do Centro Multidisciplinar, este é um grande passo em relação ao atendimento especializado para o Município de Camaquã, onde ressalta: “Por muito tempo já havia se pensado na importância da parceria das Secretarias de Educação, Saúde e Ação Social, pois é através delas que poderemos promover uma educação de qualidade para alunos com dificuldades de aprendizagem e alunos com Necessidades Especiais incluídos nas Escolas de Camaquã.”


O prefeito Ernesto Molon destacou a importância de valorizar o ser humano, meta esta que vem sendo priorizada pelo governo desde 2001: “A parceria é a palavra chave para as grandes realizações e este é mais um exemplo disso. A valorização através do atendimento de cada necessidade de cada criança ou adolescente por um quadro completo de profissionais é tornar Camaquã uma referência na área”.


Integram o quadro de profissionais: a psicopedagoga clínica Fernanda Peluffo, a psicopedagoga institucional Vera Oliveira, a arte educadora Bernadete Tejada, as fonoaudiólogas Ana Paula Woijchowski e Danieli Scherer, a psicóloga Taiane Ribeiro, a especialista em Braille e baixa visão Tatiana Rodrigues, a assistente social Mônica Pereira, a secretária administrativa Keterine Nunes, o psiquiatra Enio Augusto Resmini, o neurologista Gilnei Rikacheneiski e a coordenadora do Centro a especialista em Educação Especial Graziela Grala.