Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

sábado, 17 de outubro de 2009

Bebês prematuros: cuidados no hospital


O nascimento de bebês prematuros sempre é muito difícil para as mães. Ansiosas para ter a criança em seus braços, elas fazem questão de estar com o bebê no colo, o que é fundamental para o crescimento e desenvolvimento. Daí o sucesso de programas como Mãe Canguru. “É importantíssimo porque aumenta o vínculo da mãe e do pai com o bebê, diminui a incidência de infecções, acelera o ganho de peso e diminui o tempo de internação”, explica Dr.
Ruy Pupo, pediatra e autor do livro Manual do Bebê (Editora Alegro).
Já na incubadora, o bebê consegue manter oxigênio e umidade necessária, como também a temperatura suficiente para que aumente de peso, caso contrário ele teria de gastar muitas calorias para conservar o calor e não conseguiria aproveitar o alimento que recebe. Conforme o pediatra, não existe um peso mínimo pré-estabelecido para a criança sair do hospital, mas sim quando ela consegue ganhar peso normalmente - cerca de 20 ou 30 gramas por dia.
São considerados prematuros bebês que nascem com menos de 37 semanas de gestação.
Em geral, essas crianças pesam entre um quilo e um quilo e meio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 10% dos nascimentos são de bebês prematuros. No Brasil, estima-se que essa porcentagem possa ultrapassar 20%, dependendo da região.
Por Juliana Lopes