Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A Fonoaudiologia na saúde pública


A Fonoaudiologia inserida aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf)

A Fonoaudiologia em breve estará conquistando seu espaço na saúde pública. Tal benefício será conquistado em breve pela população, visto que em 24 de janeiro desse ano foi aprovada através da Portaria 154 do Ministério da Saúde, que autoriza a implementação do Nasf (Núcleos de Apoio à Saúde da Família).


Um dos principais objetivos dessa portaria é a formação de equipes constituídas por profissionais de diversas áreas do conhecimento que irão atuar juntamente com os demais profissionais, que já fazem parte dos programas desenvolvidos pelas Equipes de Saúde da Família.
Para desenvolver o trabalho na saúde pública foram requisitados 13 profissionais de nível superior:


1. Fonoaudiólogo
2. Psicólogo
3. Terapeuta Ocupacional
4. Nutricionista
5. Farmacêutico
6. Assistente Social
7. Educador Físico
8. Fisioterapeuta
9. Médicos das seguintes especialidades: Acupuntura;
10. Ginecologia;
11. Homeopatia;
12. Pediatria;
13. Psiquiatria.


De acordo com a portaria 154 do Ministério da Saúde, o Nasf terá duas modalidades de núcleo a serem inseridas, sendo que o fonoaudiólogo será beneficiado por poder atuar em ambas.


A primeira, Nasf 1, exige que seja composta por cinco profissionais de diferentes áreas de atuação no qual um núcleo não poderá ser composto por dois profissionais da mesma área, por exemplo: 02 fonoaudiólogos, 02 assistentes sociais, e devem estar vinculados no mínimo a 08 e no máximo a 20 equipes da família.


A segunda, Nasf 2, deverá ser composta por no mínimo 03 profissionais de áreas não coincidentes e estar vinculados à pelo menos três equipes de Saúde da Família. Vale ressaltar que se trata de uma conquista extremamente significativa para os fonoaudiólogos, em especial tornando-se presente em todos os segmentos de saúde, independente do grau de complexidade, bem como o reconhecimento desse profissional na saúde pública.

Por Elen Cristine M. Campos Caiado
Graduada em fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola