Postagem em destaque

Linguagem: quando é preciso consultar um fonoaudiólogo?

Especialistas explicam quais sinais indicam atrasos na fala A maior parte das crianças começa a falar por volta dos 12 meses....

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Fono e Saúde

A comunicação é fundamental em todas as fases do desenvolvimento do ser humano, da vida intra-uterina até a velhice. Através dela estabelecemos vínculos afetivos e sociais, aprendemos, ensinamos e exercemos nossas aptidões. Para tanto, fazemos uso da linguagem, dos órgãos da fala, da escrita, da voz e da audição.

A fonoaudiologia vem para favorecer todos esses aspectos da comunicação. Previne, avalia e trata as dificuldades de expressão e de audição, assim como aperfeiçoa e adequa a comunicação em função de necessidades pessoais ou profissionais.

Cuidar da comunicação é cuidar de si mesmo e da relação que temos com o outro.

O Fonoaudiólogo

Fonoaudiólogo é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz.

Áreas de Atuação

É vastíssima a área de atuação do Fonoaudiólogo.

Na área de saúde encontramos o fonoaudiólogo inserido em ambulatórios, UBS (unidade básica de saúde), clínicas de especialidades e hospitais.

Na área de educação atua em instituições públicas e privadas, em creches, escolas de 1° e 2° graus, orientando pais e professores e auxiliando na elaboração de programas de alfabetização. Atua, ainda, como docente em cursos de graduação, pós-graduação e especialização em Fonoaudiologia.

Na área administrativa estrutura a atuação do fonoaudiólogo em suas respectivas especialidades e demanda populacional.

Em serviços de saúde ocupacional o fonoaudiólogo dá ainda orientações aos trabalhadores que sofrem ou correm risco de sofrer de doenças relacionadas ao trabalho, cuida da audição de funcionários expostos a risco auditivos (principalmente ruído) auxiliando na elaboração de programas de conservação auditiva, controle de ruído e realizando avaliações audiológicas. Os trabalhadores que usam a voz como instrumento de trabalho também são avaliados e recebem orientações sobre cuidados com a voz.

Nos meios de comunicação, artes e telemarketing e junto aos profissionais que têm a fala e a voz como instrumento de trabalho, a atuação do Fonoaudiólogo visa aprimorar os padrões de articulação, respiração, entonação, entre outros.

As entidades e associações de assistência a deficientes o fonoaudiólogo está inserido em equipes multi-profissionais, realizando um valioso trabalho com pacientes portadores de deficiências auditiva, mental, física, e de distúrbios emocionais e neurológicos.

Outra atividade que desenvolve está relacionada às entidades de classe, trabalhando em prol dos interesses da profissão e da classe fonoaudiológica, dentro dos conselhos, sindicatos, associações e sociedades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário