Não há nada simples na fala, nem no atraso da fala - a
começar pelo desafio de seu diagnóstico.
Todo pediatra conhece a frustração de tentar qualificar
habilidades da fala e da linguagem de uma criancinha que chora. Quantas
palavras ele consegue dizer? Ela consegue colocar duas ou mais palavras juntas
numa frase? Outras pessoas, que não você, conseguem entendê-lo quando ele fala?
Perguntas como essas, feitas aos pais, são os parâmetros rápidos e crus que
muitas vezes usamos.
Crua ou não, a avaliação é crucial: quanto mais cedo ela é
feita, mais cedo a criança com atraso na fala pode receber ajuda. Quanto mais
cedo a ajuda, melhores as perspectivas.
"O médico que entende o atraso na fala entende o
desenvolvimento infantil", afirmou James Coplan, pediatra de
desenvolvimento neural em Rosemont, Pensilvânia, que criou um método para medir
a linguagem da criança, do nascimento até os 3 anos.
"As crianças no primeiro ano entendem grande parte do
que ouvem ao seu redor", disse Diane R. Paul, diretora do grupo de
questões clínicas em patologia da linguagem e da fala. Crianças de um ano, ela
continuou, "começam a usar palavras soltas, seguir orientações simples,
apontar para partes do corpo e ouvir histórias simples". Com cerca de 2 anos,
elas começam a unir palavras; aos 3, elas devem usar frases de, no mínimo, três
palavras.
As primeiras expressões podem ser simples, mas o que as
produz é muito complexo. Quando uma criança não alcança esses marcos, pode
haver várias razões. Coplan, que também é autor do livro "Making Sense of
Autistic Spectrum Disorders" (Random House, 2010), afirma observar o
atraso na fala num contexto bastante amplo, da cognição à comunicação. Será que
é um problema puramente relacionado com a fala e a linguagem, ou há um atraso
mais amplo? Será que algo deu errado nas relações sociais da criança?
A primeira coisa é perguntar se a criança pode ouvir. Hoje,
todos os recém-nascidos têm sua audição examinada antes de deixar a
maternidade, mas exames posteriores podem captar perdas de audição progressivas
ou adquiridas.
Próxima pergunta: e o resto do desenvolvimento da criança? O
atraso na fala e na linguagem pode ser uma forma como pais e pediatras notam
pela primeira vez um atraso mais amplo no desenvolvimento.
"Você pode observar atrasos na linguagem receptiva, no
uso de habilidades visuais, como apontar, habilidades de adaptação, como usar
uma colher ou um lápis de cera", disse Coplan. "Uma criança de 1 ano
e meio que não segue comandos, que não usa uma colher para cavar, isso é um
atraso mais amplo".
Questões de fala e linguagem também podem ser indícios
precoces de transtornos de neurodesenvolvimento, incluindo as várias formas de
autismo. Nem todas as crianças com autismo têm fala atrasada, embora muitas
vezes elas não usem suas palavras para se comunicar; uma criança assim pode ter
memorizado o alfabeto, disse Coplan, sem nunca der aprendido a dizer
"mamãe e papai".
Se o desenvolvimento e a audição da criança estão bem, uma
questão é considerar o ambiente. Alguém conversa com o bebê? Algo está
atrapalhando - talvez um lar excepcionalmente caótico, talvez um pai
depressivo? O desenvolvimento da linguagem e da fala exige estímulo.
Pediatras foram culpados no passado por serem lentos na
realização de diagnóstico de atraso na fala, mas os tempos são outros; Coplan
reconheceu a defesa dos pais e programas federais de intervenção precoce, que
fazem com que crianças com menos de 3 anos possam receber uma avaliação
gratuita.
"Acho que os médicos, agora que têm um lugar aonde
mandar as crianças, estão muito mais propensos a fazê-los, em vez de dizer:
'Vamos aguardar para ver'", disse ele. "Não encontro as histórias de
terror que ouvia 20, 30 anos atrás, quando os pais diziam: 'Passamos por cima
das objeções do nosso médico'".
Ainda assim, como pediatra, nem sempre gerenciei bem os
pais. Uma vez cuidei de um menino com quem me preocupava. Na sala de exames,
ele parecia não ter habilidades normais de comunicação; cada vez mais eu tinha
certeza que ele tinha algum grau de autismo.
Achei que ele não estava aprendendo palavras, mas temia
muito mais porque, até onde eu sabia, ele não fazia contato visual, nunca
respondia de forma clara a qualquer coisa que seus pais diziam ou faziam,
porque parecia desconectado de alguma forma.
Os pais do menino desprezaram minhas preocupações e se
recusaram a consultar outro médico indicado. Quando ele estava em casa com a
avó, insistiam os pais, o menino conseguia se comunicar perfeitamente. Ele não
precisava de ajuda.
Nesse caso, fiz o diagnóstico certo, mas minhas próprias
habilidades de comunicação não foram suficientes. Houve também o caso em que
garanti aos pais: sua filha pode não falar tanto quanto a irmã quando tinha
essa idade, mas ela diz muito mais que o mínimo para uma criança de 2 anos, ela
entende tudo que vocês dizem e consegue obedecer a comandos complexos. Vamos
aguardar para ver, vamos dar um tempo. Será que acertei dessa vez?
Os pediatras são sempre lembrados a ficarem atentos a
atrasos na fala e na linguagem --não dar de ombros e simplesmente dizer que os
meninos começam a falar depois das meninas, ou que irmãos mais novos começam a
falar mais tarde em relação aos mais velhos. Esses fatores podem contribuir
para uma variação normal, mas eles não deveriam ser usados para explicar o
motivo pelo qual uma criança não alcança os marcos essenciais.
Como todo pediatra sabe, os verdadeiros especialistas nessa
história são os patologistas de fala e linguagem.
Paul deu dicas genéricas a pais que querem melhorar as
habilidades de comunicação de seus filhos: "Fale com sua criança sobre o
que elas estão focadas. Leia para seu filho com frequência. Se eles são de uma
família bilíngue, fale e leia para a criança na língua com a qual você se sente
mais confortável. Fale claramente e de forma natural, use palavras reais.
Mostre empolgação quando a criança fala".
E ouça o que a criança tem a dizer.
PERRI KLASS do New
York Times
Fonte: Site Folha de São Paulo
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